img

Cynthia Howlett: "Ter saúde é estar de bem com a vida e manter sempre o contato com a natureza." (Entrevista)

Em entrevista para o Saude, Cynthia Howlett conta um pouco sobre o seu dia a dia e fala sobre a importância do esporte na vida e no bem estar das pessoas

Cynthia Howlett não é do tipo de pessoa que deixa o sucesso subir à cabeça. Nascida e criada na orla de Ipanema, ela sempre foi apaixonada por esportes e pela natureza. Há dois anos, ela conquistou merecidamente seu espaço no canal Sportv, apresentando o programa de esportes radicais e ecologia Pé no Chão. Mas nem por isso essa estudante de jornalismo deixou de lado os hábitos que lhe dão prazer, como fazer parte de um bloco de carnaval, por exemplo.

Além disso, Cynthia procura levar uma vida simples, começando pela alimentação, e demonstra que se preocupa mais com a saúde do que com a beleza: "Nunca uso maquiagem, acredito que o espírito transmite a beleza de cada um, quanto mais simples melhor". Quem a conhece, entende porque a apresentadora foi eleita a "Musa do Verão" pelo jornal JB em 1997, e tem a prova de que estar de bem com a vida é fundamental.

 

No seu programa no Sportv, você está sempre viajando e conhecendo lugares paradisíacos. Como é estar sempre em contato com a natureza? Isto influencia seu estilo de vida?

Cynthia Howlett: Graças a Deus meu trabalho está ligado à natureza, e acho que não daria para ser de outra forma. Sempre fui muito dependente dela (aliás, todos nós somos, mas muitos não sabem) para estar de bem com a vida. Trabalhar podendo estar nesses lugares paradisíacos é maravilhoso. Tento mostrar o quanto é importante para o ser humano conhecer esses lugares para se sentir bem no dia a dia. Nada melhor do que dar um mergulho no mar, abraçar uma árvore, tomar um banho de cachoeira... São essas coisas que me fortalecem.

 

Quais esportes você pratica ou já praticou? Dentre esses, qual é o seu favorito?

Cynthia Howlett: Pratico esportes desde cedo. Competi pelo Flamengo fazendo Ginástica Olímpica durante dez anos, joguei tênis, fiz cinco anos de capoeira, muito wakeboard, surf, mas tenho uma grande paixão que é o snowboard. Infelizmente não temos neve por aqui.

 

Qual a importância que o esporte tem na sua vida?

Cynthia Howlett: O esporte, ao meu ver, é fundamental para a saúde, para o espírito, para o contato com a natureza. Sou uma pessoa muito agitada, ativa, e desconto nos esportes. É a melhor forma de descarregar qualquer estresse. A criança que pratica esportes tem muito menos chances de se perder nas drogas, inclusive no cigarro e na bebida.

 

Você é uma pessoa que se preocupa com sua alimentação?

CH: Sempre me preocupei com a alimentação, acho que é uma coisa que vem também da família, sempre tive comidas saudáveis na mesa. Não como fritura nem carne vermelha há seis anos, e capricho nas saladas e legumes. Mas escorrego nos doces, amo chocolate, desse eu não abro mão.

 

Durante as viagens, como você faz para manter uma boa alimentação?

CH: Sempre levo comigo umas barras de cereais, umas sopas instantâneas e procuro comer muitas frutas. Mantenho meu hábito alimentar, além de praticar muitos esportes. Não tem desculpa; quando se quer, sempre dá para manter a forma e se alimentar bem.

 

Você bebe litros de água por dia. Faz isto por simples hábito ou por se preocupar com a saúde?

CH: Bebo três litros no mínimo por dia. Acho fundamental para a saúde, para a digestão e purificação do corpo, além de ser o melhor remédio para celulite.

 

Você participa do Monobloco, o bloco de carnaval cujos ensaios viraram o point da Zona Sul no último verão. Que instrumento você toca? Você considera o contato com a música uma terapia?

CH: Participo do Monobloco tocando repique. Sempre amei samba, poder tocar um instrumento é maravilhoso, principalmente com um grupo como esse. Já desfilei dois anos com o bloco durante o Carnaval, é animadíssimo, ensaiamos todas as segundas no Teatro Casa Grande, no Leblon. Tenho faltado um pouco devido às minhas viagens... Com certeza a música é uma terapia, você se deixa embalar pelo som e se esquece dos problemas.

 

A preocupação com o meio ambiente é um assunto que você frequentemente traz à tona. O que você tem feito ultimamente para conscientizar as pessoas sobre esse assunto?

CH: Minha grande função como apresentadora do Pé no Chão é conscientizar pela preservação. Em todos os programas procuro envolver as pessoas com o lugar que apresento, tentando estimulá-las a manter o contato com a natureza, pois só se dá valor conhecendo. No Rio, tenho uma ONG que fundei há dois anos, chamada Serconsciente. Através dela, tentamos preservar as lagoas e praias da região. 

 

Durante as viagens que você faz, principalmente pelo interior, você nota se a população está se preocupando com saúde e qualidade de vida?

CH: Nas minhas viagens, vejo que aos poucos as pessoas estão começando a se conscientizar da necessidade urgente de preservação. Mas os mais humildes muitas vezes não têm informação suficiente e não sabem como lidar com os problemas de lixo, água, saneamento. Ainda falta um programa do governo para educação ambiental no país.

 

Você se considera uma pessoa vaidosa?

CH: Não me considero muito vaidosa, não. Nunca uso maquiagem, e durante as filmagens estou sempre suada, sem muita produção. Quando lembro, passo alguns cremes...Mas às vezes quando saio à noite, gosto de me arrumar mas nunca de me pintar. Acredito que o espírito transmite a beleza de cada um, quanto mais simples melhor.

 

Para você, o que é ter saúde?

CH: Saúde para mim é praticar esportes, se alimentar bem, saber equilibrar o dia e a noite, poder comer doces de vez em quando se estiver com vontade, poder beber um chope com os amigos no domingo. Estar bem com a vida é manter sempre o contato com a natureza para se manter energizado.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...