Skincare: quais cuidados com a pele do rosto preciso ter aos 30 anos?
Com os cuidados certos e indicados pelo seu dermatologista, os sinais de envelhecimento podem ser suavizados
Com o passar dos anos, a nossa pele sofre transformações devido à redução de algumas substâncias vitais, a falta de hormônios e desgastes físicos. Alguns fatores como radiação ultravioleta, poluição e tabagismo, assim como alimentação, álcool, doenças dermatológicas e estilo de vida, contribuem para o envelhecimento da pele.
Com esses fatores, a pele aos poucos vai perdendo algumas de suas propriedades mais importantes para se manter jovem e bonita. Resultado: sinais de envelhecimento, flacidez, fadiga cutânea, rugas e perda do contorno original do rosto. Entre os principais danos causados pelo tempo está a redução de elastina e colágeno, fibras de sustentação que previnem a flacidez e a formação de rugas.
"Aos 30 anos, o colágeno entra em processo de degradação acentuado, que resulta nas primeiras rugas, como os conhecidos pés de galinha e outras regiões que são movimentados com frequência", explica a dermatologista Marcia Linhares.
Lembra-se daquele tempo em que você se esquecia do protetor solar? Depois dos trinta, essa conta é cobrada: as sardas e manchinhas começam a aparecer e se multiplicar pelo rosto. É claro que cada pele tem a sua sentença, mas há fatores que contribuem para acentuar os sinais da idade, como dormir pouco, que causa olheiras e rouba tempo da renovação celular noturna, além do cigarro e do álcool, que atrapalham a microcirculação entre as células.
Bom, se você chegou nessa idade, é hora de adotar de vez uma boa alimentação, rica em hortaliças e frutas, que carregam antioxidantes que combatem os efeitos dos radicais livres. Isso vai ajudar a garantir o viço da pele, mas também existem uns produtinhos ricos em vitaminas C e E que podem auxiliar. Consulte a sua dermatologista.
Aceitar o envelhecimento não quer dizer o fim da vaidade. Se os cuidados necessários forem tomados, as mudanças acontecem de forma mais suave e no tempo certo. Cuide da sua pele com consciência e não esqueça do filtro solar!
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br