Saiba como congelar os alimentos da forma correta
O congelamento da comida pode trazer praticidade para a rotina, mas é preciso prestar atenção a alguns cuidados
Congelar alimentos pode facilitar muito o dia-a-dia das pessoas, principalmente para quem trabalha e/ou estuda o dia inteiro. Mas, não basta apenas guardar os ingredientes em qualquer pote no congelador, são necessários alguns cuidados específicos para garantir que as propriedades nutricionais da comida sejam preservadas e conservadas.
Para começar, use sempre potinhos de plástico ou de vidro. Ambos precisam ter tampa plástica, para que o recipiente esteja hermeticamente fechado. Conserve os alimentos por no máximo três meses, congelados numa temperatura de aproximadamente -18ºC. Uma dica é colocar etiquetas com as datas de fabricação para não se enrolar depois.
Seguem as orientações específicas para cada caso:
Carnes
Antes de ir ao freezer, a carne deve estar limpa, sem gordura. Bifes e costelas devem, além disso, ser embalados um a um. As carnes para assados podem ser embrulhadas inteiras.
Legumes
Lave bem os legumes em água fria e só utilize aqueles que não estão maduros para congelar. Eles devem ser picados em pedaços iguais e colocados numa peneira. Mergulhe-os rapidamente em água fervente e logo em seguida em água fria. Deixe esfriar. Escorra muito bem e embale-os.
Massas
Para evitar que fique ressecada, quando congelada pronta e com molho, cozinhe a massa al dente e misture com o molho, mas reserve certa quantidade dele para colocar no recipiente onde será feito o congelamento da massa. Assim que a massa estiver congelada, regue com o molho que foi guardado. Aí então, leve novamente para congelar, só que agora com o recipiente aberto. Depois de bem durinho, feche e pronto.
A nutricionista Gabriela Marcelino, da empresa Congelados da Sônia, orienta que para não prejudicar a textura e os nutrientes, os alimentos congelados devem ser descongelados apenas uma vez, nunca sendo congelados novamente. Ela ressalta ainda a importância de a comida ser resfriada antes de seguir para o freezer, o que pode ser feito com o auxílio de uma cuba com gelo.
"Nenhum alimento já preparado deve ser resfriado na pia ou no fogão, o ideal é sempre realizar o resfriamento acelerado antes de ir para o congelador. Outra dica é congelar já nas porções que normalmente serão utilizadas, assim a comida será descongelada somente uma vez", afirma Gabriela.
Itens congelados em casa ou mesmo os industrializados podem ser descongelados dentro da geladeira ou em forno microondas. Na geladeira, o tempo de descongelamento pode variar de 4 a 12 horas, de acordo com o tipo e o tamanho da porção.
Bom, agora é só aproveitar as dicas para ganhar tempo na sua rotina!
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br