img

Criança tem que brincar!

As brincadeiras são exercícios que melhoram o funcionamento do corpo

As brincadeiras de crianças são exercícios eficientes para melhorar o funcionamento cardiorrespiratório e o equilíbrio do corpo. A garotada que está em fase de crescimento precisa praticar atividades físicas para o pleno desenvolvimento motor, e também para diminuir de vez o alto índice de obesidade infantil, que cresce vertiginosamente no Brasil.

Poucos pais se dão conta que, por meio das próprias brincadeiras, as crianças podem se exercitar de maneira dinâmica e divertida. Saiba quais atividades se tornam verdadeiros exercícios na rotina da meninada e incentive seus filhos!

Pular corda ou amarelinha e jogar queimado trabalham estímulos corporais diferentes e são os mais indicados para os pequenos que precisam perder peso. Segundo especialistas, essas atividades movimentam, respectivamente, a capacidade cardiorrespiratória, coordenação, agilidade, velocidade e equilíbrio.

"Todas as brincadeiras que envolvem corrida e movimentação em muitas direções podem ser consideradas atividades físicas. Com ou sem implementos (bolas, cordas, etc.), demandam um gasto energético considerável. Além do prazer proporcionado, que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade", afirma Marco Antônio Ferreira, professor de Educação Física e coordenador da Academia da Praia.

Portanto, brincar faz bem à saúde! Mas vale ressaltar que, antes de praticar qualquer atividade, as crianças devem seguir algumas orientações básicas para evitar lesões, como fazer um aquecimento, que pode ser uma corrida leve de três a cinco minutos, por exemplo. "Ao pular corda, o ideal é saltar o mínimo possível para não se cansar e conseguir realizar por mais tempo o exercício. Desta forma, também diminuímos a sobrecarga nos ossos, articulações e músculos", explica o profissional.

Outra recomendação importante é usar roupas leves e tênis adequados para facilitar a prática e aumentar a proteção contra lesões e contusões. Além disso, é essencial prestar atenção na hidratação, pois muitas crianças esquecem de beber água enquanto estão brincando.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...