img

Como ter uma pele saudável no verão?

Use filtro solar e se proteja! Saiba qual o tipo ideal de protetor solar para a sua pele

A pele é o maior órgão do nosso corpo, mas nem sempre ganha a atenção que deveria. Com a chegada da estação mais quente do ano, os cuidados precisam ser dobrados e, mais do que nunca, o filtro solar deve ser seu companheiro inseparável.

O calor e a proximidade do verão nos lembram que a preocupação com o sol precisa ser intensificada. Ainda mais para quem já tem manchas ou danos na pele causados pelos exageros do passado, e hoje precisa se submeter a diferentes tratamentos com laser ou à base de ácidos para tentar corrigir o problema. Por isso, antes de se arrepender, aprenda a proteger-se direitinho dos raios solares!

A boa notícia é que existem diferentes tipos de filtro solar que se ajustam não somente à pele do paciente, mas também ao estilo de vida de cada um. Segundo a dermatologista Letícia de Chiara Moço, para quem tem pele oleosa, por exemplo, o recomendável é utilizar filtro solar de toque seco (que não seja pegajoso na pele) e que possua ativos na fórmula que controlem a secreção sebácea ao longo do dia.

Muitas pessoas que têm a pele oleosa acabam optando por protetores em gel. Mas, atenção, às vezes eles podem ressecar a pele e fazê-la descascar, se usados continuamente. "Para quem tem a pele do rosto normal ou seca eles tendem a ressecar mais ainda, pois a maioria possui álcool na fórmula. Este tipo de protetor também não é adequado para as peles sensíveis ou que estão em tratamento com ácidos", afirma a especialista.

Para as mulheres que não dispensam maquiagem durante o dia, a receita é o filtro solar com cor de base, que faz a função 2 em 1. Nos últimos anos, a indústria cosmética tem apostado em novas funcionalidades nos protetores para atrair o público feminino. "Uma novidade é o lançamento de filtros solares com ativos anti-envelhecimento, como por exemplo o ácido hialurônico, que melhora a hidratação e a elasticidade da pele, prevenindo as temidas ruguinhas", conta Letícia.

Algumas marcas somam aos filtros antioxidantes poderosos, que protegem a nível celular os danos causados pelos raios ultravioletas, uma prevenção ao surgimento de câncer de pele e ao envelhecimento. "Existem, ainda, filtros com ativos que clareiam a pele e, além de proteger do sol, colaboram para um clareamento gradual e progressivo, que são utilizados como coadjuvantes em tratamentos de manchas, na prevenção das mesmas e para quem já faz tratamento", acrescenta a médica.

Há ainda os filtros solares de uso oral, que são à base de uma substância derivada de uma planta chamada Polypodium leucotomos. "Estudos apontam que esta substância, quando ingerida, protege as células da pele que são danificadas pelo raio UV, além de aumentar a capacidade das células de defesa e diminuir a intensidade da queimadura solar", explica a dermatologista. Contudo, a utilização deste tipo de filtro solar não dispensa a aplicação dos filtros na pele. É apenas um aliado à proteção solar, principalmente para pacientes com manchas resistentes, doenças que deixam a pele mais sensível ao sol, como vitiligo, e para quem já apresentou câncer de pele.

Existem também os protetores com filtros físicos, que proporcionam uma camada opaca na pele que reflete as radiações UV. O problema deste tipo de filtro é que ele dá uma aparência esbranquiçada na pele, mas vale ressaltar que, para as crianças, ele é o tipo de protetor solar mais indicado. "Em relação às crianças, os filtros solares só são permitidos acima dos seis meses de idade e o tipo mais indicado é o físico, pois é livre das substâncias químicas que estão na maioria dos filtros solares para adultos. Estas substâncias podem provocar alergias na pele da criança", esclarece Letícia.

De acordo com a especialista, a tendência atual na fabricação dos novos filtros solares é a combinação de filtros físicos e químicos em um mesmo produto, o que aumenta muito sua eficácia. Enquanto isso, fica a dica para o verão: deve-se aplicar o protetor meia hora antes da exposição ao sol e reaplicar a cada três horas. Se mergulhar ou transpirar excessivamente, também não se esqueça de repor o seu filtro solar!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...