Dicas para a hora de escolher o presente das crianças
No dia 12 de outubro, os pequenos esperam ansiosamente pelos presentes
Com a chegada do dia das crianças, também chegam junto muitas expectativas. Brinquedos e jogos são fundamentais para o desenvolvimento infantil, mas podem representar riscos sérios para as crianças quando não adequados. Por isso, os pais devem estar bem atentos na hora de escolher os presentes dos seus filhos. Cuidados como respeitar a indicação etária na embalagem do brinquedo, verificar o selo do Inmetro e o tamanho das peças que integram os jogos ajudam a fazer com que as brincadeiras sejam mais seguras.
"No Brasil, acidentes são importante causa de morte de crianças com idades entre um e 14 anos. E mais: para cada óbito, outras quatro vítimas têm sequelas permanentes", informa a pediatra Cristina Ortiz, diretora médica do Prontobaby – Hospital da Criança.
Sendo assim, para garantir que este feriado seja só de alegrias, ninguém precisa desmarcar o programa no parque com os brinquedos novos. Medidas básicas preventivas no momento da escolha e do uso minimizam significativamente os riscos de acidentes. A supervisão constante de um adulto durante as brincadeiras também é essencial.
Aqui vão algumas dicas da especialista:
* Brinquedos devem ser apropriados à idade e ao nível de habilidade da criança. O ideal é sempre seguir a indicação etária do fabricante do produto.
* É fundamental conferir o selo do Inmetro comprovando que o brinquedo passou por testes de segurança e qualidade. "Não compre brinquedos sem certificação. Produtos irregulares oferecem riscos às crianças", alerta a médica.
* Jogos com peças pequenas e partes destacáveis podem levar a casos de engasgo e sufocação, e não são recomendados, em nenhuma hipótese, para os menores de três anos. Jogos com tintas também não são indicados.
* As correntes e "cordinhas" dos brinquedos não devem medir mais de 15 cm, por causa do risco de estrangulamento. Esse cuidado deve ser observado principalmente para crianças de até seis anos.
* Os materiais usados na fabricação de brinquedos não devem ser tóxicos. Mesmo assim, os pais devem ensinar que um brinquedo nunca pode ser colocado na boca.
* Bicicletas, patins e skates, os conhecidos "brinquedos de velocidade", devem vir acompanhados dos itens essenciais de segurança, como capacete, joelheira e luvas. "Ao presentear a criança com esses equipamentos, o adulto pode aproveitar para falar da importância de se divertir de maneira segura", aconselha Cristina.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br