img

Você conhece a verdadeira importância da amamentação?

No dia 1º de agosto, comemoramos o Dia Mundial da Amamentação. A data é lembrada em 120 países do mundo e foi criada para lembrarmos o quanto a amamentação é importante nos primeiros dias de vida. A desnutrição infantil é bem comum nos países mais pobres, e nessa data incentiva-se também a doação de leite materno para crianças que não têm condições de ser amamentadas

É através do leite materno que a criança recebe os primeiros nutrientes: fósforo, cálcio, e ferro. Além de outros nutrientes, como as vitaminas. Crianças que tomam leite nos primeiros meses de vida se tornam adultos com uma boa formação óssea e também mais inteligentes. O contato com a mãe também é importantíssimo para que o bebê se sinta seguro, pois logo após o parto, a saída do útero provoca certa insegurança no pequenino.

A UNICEF e a OMS recomendam que o processo de amamentação se inicie logo após o parto e que, para que haja sucesso, a amamentação deve durar pelo menos seis meses. Algumas mamães oferecem outros alimentos para os bebês, mas essa atitude não é recomendada. O melhor a fazer é evitar sucos, chás e água. E sempre oferecer o peito quando o bebê precisar, evitando também a chupeta.

O que muitas mulheres não sabem é que a amamentação é um processo benéfico para a mãe também. As vantagens mais conhecidas são a diminuição do risco de diabetes e do câncer de mama, contribuindo para a redução do peso e do risco de hemorragia e anemia após o parto. Alguns especialistas dizem que a amamentação pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez.

Mesmo assim, muitas mães reclamam que o processo de amamentação é doloroso. Portanto, é importante saber sobre algumas dicas antes de iniciar o processo. Para começar, é importante estar com as mãos limpas. Além disso, para evitar rachaduras, o mamilo deve ser totalmente introduzido na boca do bebê (geralmente é mais doloroso quando ele morde só a metade). Espere o bebê esvaziar bem uma mama até oferecer a outra. O leite do fim da mamada possui mais gordura e por isso é o mais importante para o ganho de peso. Se o bebê não quiser largar a mama, introduza com cuidado o dedo mindinho entre a gengiva dele e o seu mamilo, isso vai fazer com que ele largue a mama com mais facilidade.

Muitas mães se perguntam se apenas o seu leite é suficiente para o bebê. E a resposta é sim. Não existe leite fraco. A mãe só deve manter uma dieta balanceada, evitando comer doces. Um pré-natal é sempre importante e o acompanhamento médico também. Problemas como rachaduras e leite empedrado são bem comuns e, em caso de dúvidas, o mais indicado é procurar assistência médica.

Lembre-se que a amamentação é o primeiro passo para uma vida saudável.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...