img

Insônia: o que fazer para evitar?

Especialistas recomendam algumas dicas para ajudar o sono a chegar mais cedo

A madrugada se aproxima, você se revira no travesseiro e o sono não vem. Alguns trocam o dia pela noite, o que resulta num dia seguinte bem cansativo, com direito a olheiras e muitas xícaras de café. O corpo fica irritadiço e ainda sofrendo com a baixa imunidade. O sono é um processo orgânico e essencial para a manutenção da saúde física e mental. Durante as oito horas de sono recomendadas, o corpo realiza processos metabólicos importantes, recupera as energias e produz hormônios essenciais para a manutenção do corpo.

Muitos brasileiros sofrem de insônia, o distúrbio do sono. Segundo especialistas, os motivos são diversos: ansiedade, alcoolismo e abuso de outras drogas, problemas respiratórios e depressão. Além disso, a obesidade também tem ligação com o sono, e a leptina, hormônio que controla a sensação de saciedade, é liberada durante o sono. Consequentemente, quem dorme menos costuma comer mais e engordar mais, pois sente mais fome que as outras pessoas, e também produz menos insulina, o que faz a taxa de açúcar no sangue subir.

Grande parte dos insones recorre a antidepressivos e ansiolíticos para ter uma boa noite de sono. Mas, se a insônia ainda não está em um estado tão grave, especialistas recomendam algumas dicas para fazer o sono chegar mais cedo e sem dificuldades. Algumas são mais pontuais do que outras, mas o mais importante é preparar o seu corpo para a noite de sono através de um ritual de relaxamento.

Para começar, evite alimentos gordurosos durante o jantar, pois uma digestão leve deixa o sono menos conturbado. Um banho morno antes de se deitar também pode ser uma boa pedida. Depois disso, faça um chá ou um leite quente e leve um livro para a cama. Ler pode te ajudar a pegar no sono.

As suas atividades durante todo o dia também influenciam o sono. Recomenda-se praticar exercícios físicos, de preferência pela manhã. Evite tomar chá preto, cafeína e refrigerantes de cola. Chocolates também estão proibidos. Principalmente perto da hora de ir para a cama. Afaste relógios e despertadores de perto da cama. Televisão ligada nem pensar. Alguns médicos dizem que muitas horas na internet também contribuem para a ansiedade, e o hábito antes de dormir pode ser um disparador da insônia.

Por fim, lembre-se que dormir em um ambiente totalmente escuro e silencioso é essencial. Não leve problemas para a cama, eles devem ser resolvidos durante o dia. Siga os passos, relaxe e tente usufruir das oito horas de sono que você e o seu corpo merecem.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...