img

Cuidados básicos antes de adotar o seu bichinho de estimação

Quer adotar um animal mas não sabe como começar? A veterinária Thatiana Teixeira tem as dicas certas para ajudar

Adotar um animal de estimação exige alguns cuidados. É preciso estar preparado para receber o bichinho. Isso significa que você terá de assumir algumas responsabilidades. Separar um local da casa para ele, levar sempre ao veterinário e dar o máximo de atenção que puder. Mas não se assuste, muitas pesquisas indicam que ter um animal em casa é muito bom para o desenvolvimento social e afetivo das crianças. Além disso, com os animais, elas aprendem a ser mais responsáveis e também a lidar com a morte.

Por esses e muitos outros benefícios, o Saúde entrevistou a veterinária Thatiana Teixeira, que nos deu algumas dicas para que você possa comprar o seu mascote sem medo e sem problemas.

 

Quando decidimos adotar um animal, qual o primeiro passo a ser tomado?

Thatiana: Nos certificarmos de que estamos verdadeiramente preparados para assumirmos essa responsabilidade, com cuidados especiais a esses seres muito especiais! Como levar ao veterinário periodicamente, fazer pequenas caminhadas, saber que fazem coco e xixi diariamente, que os animais também tomam banho e ficam doentes, consequentemente gerando gastos, e necessitam de muito amor e carinho!

Como avaliar o local de adoção?

Thatiana: De acordo com a higiene e alojamento do canil ou gatil, esses são fatores fundamentais. Depois, a forma que cuidam dos animais que estão expostos para adoção. O ideal é que estejam limpinhos, com olhares ativos e brincando. Logicamente passarão algum tempo dormindo, mas quando acordados deverão apresentar atividade e disposição.

É importante avaliar as características da raça antes da adoção, caso não seja SRD (sem raça definida)?

Thatiana: Avaliar a raça é fundamental, pois cada uma apresenta uma característica, um porte (tamanho), comportamento e demandas especiais. Por exemplo, se você mora em um apartamento em área de clima quente, não é cabível que se tenha um São Bernardo (cão de grande porte, pêlos longos e de região fria). Deve-se levar em consideração o espaço físico, a finalidade do animal (companhia, caça, guarda, acompanhante), pois cada raça apresenta uma particularidade única e que certamente, se bem escolhida, vai atender por completo a sua demanda.

Como preparar a casa para a chegada do animal?

Thatiana: Devemos separar um espaço específico para a permanência do animal, caso ele não possa ter acesso a toda área da casa ou apartamento. Temos que ter uma ração de boa qualidade e água disponível. Ter um local indicativo para o animal fazer suas necessidades fisiológicas também é muito importante, além de brinquedos para distraí-lo e gastar sua energia e uma cama bem confortável.

Quais são, geralmente, os problemas de adaptação?

Thatiana: O isolamento do animal, a falta de carinho e companheirismo ocasionados pela ausência do dono. A mudança de ambiente e a saudade da ninhada (família) também pode ser um problema.

Com que frequência deve-se levar o animal ao veterinário?

Thatiana: A princípio, a cada 6 meses, ou quando o mesmo apresentar alterações que possam ser patológicas. É preciso prestar atenção, já que os animais não conseguem falar quando sentem alguma coisa.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...