Cuidando da pele: bate-papo com dermatologista
Entrevista com a especialista Cristina Graneiro esclarece algumas dúvidas sobre a pele humana
O corpo humano é cheio de mistérios e a medicina está desvendando um a um. Alguns segredos sobre a pele já foram esclarecidos por pesquisadores, mas, mesmo assim, parece que ninguém dá muita importância ao órgão que protege todo o corpo humano e, por isso mesmo, está mais exposto ao sol e à poluição, e também reflete como cuidamos de nosso corpo por dentro.
Para tirar dúvidas básicas sobre como lidar com a pele, o Saúde conversou com Cristina Graneiro, dermatologista da Clínica e SPA Harmonia e pós graduada em medicina estética. Confira a entrevista:
1ª Parte: Pele Masculina
Os homens estão mais vaidosos? Eles têm procurado mais a clínica?
Cristina Graneiro: Os homens estão, sim, muito mais vaidosos e cuidadosos. As visitas têm se tornado cada vez mais frequentes. Hoje, os homens querem usar cremes e fazer procedimentos. Além disso, também estão mais disciplinados no que se refere a cuidar da pele.
Qual a diferença entre a pele masculina e a feminina?
Cristina Graneiro: A pele masculina geralmente é mais maltratada. Principalmente pelo ato frequente de barbear, que agride a pele.
Qual a melhor maneira de tratar a área barbeada?
Cristina Graneiro: Hoje, muitos homens optam pela depilação definitiva, principalmente no contorno da barba, que é a região do pescoço. Via de regra a área mais problemática. O ideal é usar um bom creme para barbear, de preferência barbear com água quente e usar uma loção pós-barba também auxilia. Pode ser necessário o uso de sabonete antisséptico e creme com antibiótico, no caso de problemas como foliculite da barba ou pêlos encravados.
Existe algum tratamento de pele que seja mais adequado ao público masculino?
Cristina Graneiro: Os tratamentos são, basicamente, os mesmos para homens e mulheres.
2ª Parte: Pele Feminina
Qual o tratamento mais usado pelas mulheres?
Cristina Graneiro: As mulheres buscam muito tratamento para o corpo, para celulite e gordura localizada. Peelings também são bastante comuns, além de toxina botulínica (popularmente conhecido como botox) e preenchimentos.
Você recomenda algum cuidado especial para quem usa maquiagem todo dia?
Cristina Graneiro: Recomendo sempre retirar a maquiagem antes de dormir. Pode também usar um tônico para fazer uma limpeza mais profunda. E, periodicamente, indico uma limpeza de pele com um profissional especializado.
3ª Parte: Infância
Em geral, costumamos nos preocupar com a pele a partir da adolescência. Existe algum cuidado recomendado para as crianças?
Cristina Graneiro: Crianças devem sempre usar filtro solar, de preferência específicos para sua pele.
Considerações Finais
As pessoas ainda são muito desinformadas sobre a importância de uma pele saudável?
Cristina Graneiro: Ainda são, principalmente sobre os danos solares ao longo dos anos.
Existem algumas dicas básicas que podem garantir uma pele saudável?
Cristina Graneiro: Lavar com sabonete adequado, hidratar a pele, usar um bom filtro solar e consultar um dermatologista pelo menos uma vez por ano. Além disso, evitar exposição solar em excesso, assim como o cigarro e a poluição. Uma alimentação saudável também reflete na pele.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br