Saúde feminina: quais os cuidados essenciais?
Confira dicas que podem ajudar na busca de uma saúde mais saudável
É importante destacar que a saúde da mulher está muito além da visita ao ginecologista, e isso é o que o Saúde mostrará para vocês. A saúde da mulher é uma das principais pautas do Ministério da Saúde. Uma discussão que começou em 1983, devido à explosão demográfica, passou pela questão da natalidade e, hoje, abrange todos os problemas que assolam a população feminina do nosso país.
Em vista disso, organizamos algumas dicas e cuidados para melhorar a qualidade de vida feminina:
Visita ao ginecologista
É o primeiro passo de muitas para a vida adulta. Quando a menina está se tornando mulher, algumas dúvidas começam a surgir: métodos contraceptivos, higiene íntima, DSTs e mudanças na rotina do corpo, devido ao ciclo menstrual. Nessa fase, nada melhor do que consultar um ginecologista e, de preferência, um médico de confiança.
A visita ao especialista não é importante somente para as meninas. Recomenda-se que as mulheres procurem ajuda sempre que tiverem alguma dúvida, ou para exames de rotina que são super importantes, pelo menos de 6 em 6 meses. Entre os exames mais pedidos estão: o exame ginecológico geral, o papanicolau (prevenção do câncer de colo de útero), o exame de captura híbrida (que detecta o vírus HPV) e a mamografia.
Hábitos saudáveis
Mesmo com a consulta ao médico em dia, existem outros cuidados que são essenciais para viver com tranquilidade. Praticar algum exercício físico, por pelo menos 30 minutos ao dia, ajuda a diminuir o estresse e a depressão. Mas lembre-se que, antes de praticar esportes, você deve fazer uma avaliação médica. Os esportes mais procurados são: malhação, ioga, natação, hidroginástica e caminhada.
Alimentação
As mulheres têm a vida bastante atribulada, entre os afazeres do trabalho e a vida doméstica e familiar, muitas se esquecem das necessidades do próprio corpo. Se alimentar bem é o primeiro passo para se livrar de uma série de problemas, que geralmente são mais comuns entre o sexo feminino, como a prisão de ventre. Recomenda-se uma alimentação balanceada e rica em fibras. Frutas, verduras e legumes são sempre bem-vindos.
Menopausa
A menopausa é uma das fases mais difíceis para a mulher, e é anunciada com a última menstruação ou com menstruações irregulares. É um período complicado porque as mulheres costumam se sentir menos femininas, o corpo para de produzir estrogênio e, com frequência, há desconforto, perda da libido e as famosas ondas de calor.
Uma saída para muitas é a reposição hormonal. E a reposição hormonal não é indicada apenas para reduzir os efeitos do climatério (fase em que a mulher está entrando na menopausa), mas também para reduzir o efeito de doenças cardiovasculares e da osteoporose. Um estudo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) afirma que 53% das mulheres com mais de 50 anos morrem devido a uma doença cardiovascular. O ideal é que você converse com o seu ginecologista sobre as possibilidades de tratamento.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br