img

Vacinação na volta às aulas

Apesar de não estar na lista de material escolar, a vacinação é de extrema importância para a volta as aulas. Em entrevista para o Saúde, a doutora Flávia Bravo fala os motivos de seu filho ter que estar vacinado antes de retornar para a escola

A criançada está voltando para a escola. As mamães se sentem aliviadas de manterem os filhos ocupados de novo. Mas para isso, algumas providências devem ser tomadas: comprar material escolar, lancheira, uniforme novo, escolher o transporte adequado. E são tantas as preocupações, que os responsáveis às vezes se esquecem que o ambiente escolar também é propício a proliferação de bactérias. O que deixa os menores suscetíveis a algumas infecções.

 

Quem dá as dicas é a doutora Flávia Bravo. “As crianças (principalmente as menores de dois anos) são mais propensas à aquisição de doenças, uma vez que a formação de seu sistema imunológico ainda é jovem e muitas defesas não foram adquiridas. Nos berçários e pré-escolas, o bebê encontra um ambiente novo, que é explorado por meio dos sentidos. É muito frequente que ele coloque as mãos sujas na boca, além de lamber todo tipo de objeto e superfície e ter contato com secreções”, explica.

 

Além de manter a carteira de vacinação de seu filho em dia, os adultos devem ser orientados em relação à imunização, principalmente os profissionais das creches e escolas. Para eles, as vacinas mais importantes a serem mantidas em dia são as contra gripe, meningite e catapora. Os pais também devem estar atentos a possíveis sintomas de doenças dos filhos. “Não importa se os pais não sabem exatamente qual é a doença que o filho tem; escola é lugar de criança saudável”. Evitar que seu filho doente vá à escola é uma medida de prevenção que contribui para todos.

 

O saude.com.br lembra que o sistema público de vacinação brasileiro é um dos mais completos do mundo. Porém, algumas vacinas não são encontradas. Para isso você pode recorrer às clínicas privadas, onde as vacinas de hepatite A e catapora são encontradas, e disponíveis para qualquer idade. Assim, seu filho vai poder curtir o ambiente escolar e todas as suas vantagens, sem nenhuma preocupação. O importante é não deixar os “pequenos” na mão!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...