Não esquente a cabeça no verão!
Para aproveitar o verão com segurança, é importante estar atento à saúde. Pensando nisso, o Saude trouxe algumas dicas sobre os cuidados que devem ser tomados
É nesta época do ano que, por causa das férias, muitas vezes estamos mais despreocupados. Mas, o clima do verão, com bastante sol e calor, traz a necessidade de alguns cuidados especiais.
Deve-se ficar atento principalmente a problemas como a desidratação e a insolação e, além disso, as alergias respiratórias também costumam se agravar neste período. “Para evitar problemas, é bom usar roupas leves, sempre sair com filtro solar adequado, mesmo quando não for permanecer exposto diretamente ao sol, ingerir muitos sucos e água, preferir comidas mais leves, evitando frituras e alimentos expostos ao sol ou mal acondicionados.”, recomenda Dra. Mariana Madeira, da coordenação médica da emergência do Hospital de Clínicas Padre Miguel.
A preocupação com o visual também é uma tônica do verão, mas até mesmo a malhação deve ser policiada. “É bom evitar a prática esportiva, principalmente ao ar livre, durante o horário de 10 às 16 horas. Sempre utilizar roupas leves, ingerir alimentos mais leves e manter-se bem hidratado. Também deve-se usar protetor solar, chapéu e óculos escuros nas atividades ao ar livre.”, aconselha a médica.
E, é claro, não poderíamos deixar de falar na vontade de pegar aquela corzinha que às vezes faz as pessoas cometerem grandes exageros na praia. “A exposição ao sol por tempo excessivo e durante o período de risco é problemática. Sem falar na utilização de óleos e bronzeadores sem proteção. Outra coisa é a alimentação na praia rica em frituras ou mal acondicionadas, sem procedência conhecida. O ideal é usar um filtro solar adequado e ingerir preferencialmente sucos, água e frutas, verduras e carne magra. Manter-se durante o período entre 10 e 16 horas protegido da exposição direta ao sol.”, explica Dra. Mariana Madeira.
Maria da Glória Neiva, chefe do Serviço de Pediatria do Hospital de Clínicas Padre Miguel, fala sobre os cuidados especiais com as crianças. "Há protetores solares específicos para cada faixa etária, que devem ser preferencialmente recomendados por dermatologistas. Os adultos também precisam utilizar um produto de acordo com a indicação. Mas, principalmente em crianças, a exposição ao sol, mesmo que em um único dia, pode causar queimaduras e desidratação.", afirma a médica.
E não é só na rua que devemos tomar cuidados especiais no verão. Até mesmo nos ambientes fechados é bom ficar ligado e promover algumas mudanças. “Arejar os locais. Verificar se os filtros de aparelhos de refrigeração de ar estão bem limpos, manter a casa livre de poeira e mesmo dentro de casa, consumir muitos líquido.”, diz Maria da Glória Neiva.
Por fim, fica a dica para passar bem pelo verão, sem nenhum prejuízo à saúde. “Hidrate-se bem, use filtro ou bloqueador solar de acordo com orientação médica, tenha muito cuidado com o consumo de alimentos na rua. Principalmente por causa das crianças, escolha fazer refeições em casa e tenha atenção com o preparo dos alimentos. Lave bem as mãos antes do preparo e antes de ingerir os alimentos.”, orienta Dra. Maria da Glória Neiva.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br