Danton Mello: "Devemos aproveitar e curtir cada momento da vida." (Entrevista 2001)
Em entrevista ao Saude, Danton Mello, ator e dublador brasileiro, conta para o saúde sobre sua carreira, seus cuidados com a saúde e sobre o acidente que sofreu em 1998
Há mais de dois anos, o ator Danton Mello sofreu um grave acidente de helicóptero quando gravava o programa Globo Ecologia. Ele ficou cerca de 30 horas esperando pelo resgate e, ferido, teve hemorragia. Após ser resgatado, Danton precisou ser operado com urgência num hospital público em Roraima, onde aconteceu o acidente. Hoje, depois de retomar sua rotina de trabalho, ele fala ao saude.com.br sobre sua recuperação, os novos projetos e, claro, sua saúde e qualidade de vida.
Depois do acidente, você mudou sua rotina em relação aos cuidados com a saúde?
Danton Mello: Não. Eu sempre fui muito preocupado com minha saúde. Cuido da alimentação e pratico exercícios. Depois do acidente, reforcei ainda mais o que penso da vida. Acho que devemos aproveitar e curtir bastante cada momento.
Como foi sua recuperação?
Danton Mello: Me recuperei antes do esperado. Quando sofri o acidente lá em Roraima, fui atendido num hospital público e confesso que na hora fiquei preocupado. Hoje, vejo que era puro preconceito porque o atendimento foi excelente e a cirurgia muito bem feita. Vim para o Rio de Janeiro e demorei uns dois meses para me recuperar. Segui todas as instruções médicas e passei um bom tempo sem comer, só me alimentava com soro e outros líquidos. O apoio da minha família foi imenso e também me ajudou muito nesta fase.
Você precisou fazer terapia?
DM: Não precisei. Fiquei bem, e falo numa boa sobre o assunto. Às vezes, os amigos me perguntam sobre o acidente e se surpreendem com a maneira como falo sobre isso. Na época, os médicos ficaram preocupados e pediram para Laura, minha esposa, observar se eu iria ter pesadelos ou sonhos, mas nada aconteceu. Tudo está normal e continuo viajando de avião sem problemas. Digo sempre, se fosse um acidente de carro eu não iria parar de andar de carro.
Você tem o costume de ir a médicos?
DM: Sim. Costumo fazer exames porque tenho um histórico de diabetes na minha família e acho importante ter um acompanhamento.
Faz atividades físicas com regularidade?
DM: Vou à academia três vezes por semana e, desde o acidente, faço RPG, que é uma ginástica para corrigir e melhorar a postura. Depois da cirurgia, minha postura ficou um pouco prejudicada e senti necessidade de melhorá-la. A Laura já fazia RPG, mas sempre achei uma bobagem. Ela me convenceu e acabei aceitando. Comecei, e em pouco tempo já estava andando normalmente, até os médicos ficaram surpresos. Agora faço RPG de 15 em 15 dias além dos exercícios na academia.
Com relação à alimentação, o que faz?
DM: Procuro comer um pouco de tudo, mas adoro carne e não dispenso um churrasco. Quanto à bebida alcoólica, tomo socialmente e no inverno dou preferência a um bom vinho. Gosto de cozinhar e sempre faço massas ou comida japonesa para receber os amigos.
Qual o seu lazer preferido?
DM: Sou muito tranquilo. Gosto de ficar em casa e receber os amigos. Nossos programas são todos assim, às vezes vamos para a casa de outras pessoas e vemos vídeos ou cozinhamos.
Você é um homem vaidoso?
DM: Mais ou menos. Sou um pouco relaxado e não tenho essa preocupação de estar maravilhoso. Quando vou a algum evento, por exemplo, a Laura sempre diz: mas você vai assim?
Que nota você daria para sua saúde?
DM: Daria 10. Estou me sentindo muito bem (gargalhadas).
Quando está para iniciar um novo trabalho na TV ou no teatro, faz alguma preparação especial?
DM: Dependendo do personagem, eu tenho que me preparar, sim. Estou em cartaz com uma peça e tive que fazer todo um trabalho de corpo. A ginástica que faço também facilita os movimentos em palco.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br