Saiba mais sobre a "ração humana", a nova febre das dietas
Com a promessa de auxiliar o emagrecimento e diminuir a absorção de gordura, o alimento tem se tornado bem famoso
A "ração humana", como é popularmente conhecida, é um composto com diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra, que ajuda no controle do colesterol e da diabetes, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e desintoxica o organismo. A utilização desse combinado tem feito muito sucesso porque auxilia no emagrecimento, estabiliza o sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. Contudo, é importante destacar que o suplemento tem o efeito de perda de peso desde que sejam feitos exercícios físicos. Idealmente, a prescrição do alimento deve ser individualizada, pois cada pessoa tem as suas peculiaridades. Sempre é recomendado consultar um nutricionista.
Evite comprar a 'ração' pronta porque ela pode perder as propriedades pela forma como foi armazenada. Embora não seja muito prático, adquira cada um dos ingredientes, que são vendidos a granel, e faça a mistura em casa mesmo. Assim, você também tem a garantia do que está consumindo.
Composição
São pelo menos 10 ingredientes, todos em pó e naturais. É uma receita que está se espalhando pelo Brasil. Muitas pessoas estão substituindo o café da manhã pela 'mistura milagrosa' que promete perda de peso, rejuvenescimento e bom funcionamento do intestino. Mas a nutricionista Mônica Dalmacio avisa: "como complemento e no intervalo entre as refeições pode ser bom, mas não deve substituir as frutas, verduras e legumes. O gergelim, por exemplo, é bem calórico".
Quem é diabético ou tem problemas cardíacos, cuidado: é melhor evitar açúcar mascavo, cacau e o guaraná em pó. "Uma pessoa que não tem problemas de saúde e come normalmente todos os tipos de alimentos não precisaria de nenhum outro suplemento. O ideal é equilibrar a prática de exercícios físicos com alimentação balanceada, rica em fibras, proteínas e carboidratos. Não recomendo que a "ração humana" seja a única fonte de alimento”, afirma a nutricionista.
Aprenda a receita
Veja aqui os ingredientes necessários para você preparar seu composto em casa. Para quem tem uma alimentação equilibrada durante o dia, a substituição do café da manhã por três colheres de sopa da receita misturadas ao leite ou suco não faz mal à saúde e pode enriquecer a dieta. Contudo, os especialistas alertam que as pessoas não devem se alimentar somente desta mistura, nem exagerar na quantidade. Diabéticos e hipertensos precisam tomar cuidado e eliminar o açúcar mascavo, o guaraná em pó e o cacau da receita.
Ingredientes
- 200 gramas de farinha de linhaça
- 200 gramas de farelo de aveia
- 200 gramas de farinha de trigo integral
- 200 gramas de gérmen de trigo
- 150 gramas de extrato de soja sem açúcar
- 100 gramas de quinoa em flocos
- 100 gramas de semente de gergelim com casca
- 100 gramas de açúcar mascavo
- 50 gramas de cacau em pó
- 50 gramas de levedo de cerveja em pó
- 50 gramas de farinha de maracujá
- 50 gramas de gelatina em pó sem sabor
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e armazene a mistura em potes plásticos ou de vidro bem fechados, em local seco e arejado.
Como consumir
Adicione três colheres de sopa por dia em sucos, iogurte, leite, vitamina e banana ou mamão amassados. Adoce a gosto.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br