img

Câncer de próstata: saiba como se prevenir

Oncologista responde perguntas mais comuns sobre a doença

O câncer de próstata é uma doença comum e tem possibilidade de cura em grande parte dos casos, quando o paciente realiza o diagnóstico precocemente. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 65 mil novos casos desse tipo de câncer a cada ano. É o mais frequente entre a população masculina em todas as regiões do país, representando cerca de 29% dos diagnósticos da doença no Brasil.

O oncologista Volney Soares Lima responde algumas perguntas sobre a doença. Confira:


O que é o câncer de próstata?

Volney S. Lima: Câncer é uma doença na qual ocorre um crescimento exacerbado e desordenado de algumas células. No caso do câncer de próstata, essas células são originariamente da próstata, e podem invadir os tecidos e órgãos e espalhar-se para outras partes do corpo.


Como ele se desenvolve?

Volney S. Lima: Habitualmente, o câncer de próstata é uma doença indolente, de crescimento lento, geralmente acometendo homens com idade acima de 50 anos. Embora não seja conhecida a causa, sabemos que fatores genéticos estão envolvidos, sendo que homens com parentesco de 1° grau de neoplasia de próstata apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença.


Quais são os sintomas?

Volney S. Lima: Na fase inicial não há sintomas. Alguns pacientes poderão ter dificuldade para urinar e aumento da frequência urinária, podendo evoluir para quadro de obstrução urinária, dor no reto ou óssea, fraqueza e desânimo.


Como é feito o diagnóstico?

Volney S. Lima: Com a biópsia da próstata. O paciente que apresenta no sangue aumento do antígeno prostático específico (PSA) e/ou alteração no toque retal é candidato à realização de ultrassonografia transretal com biópsia da próstata.

Qual é o tratamento?

Volney S. Lima: O tratamento é multidisciplinar. Pode envolver cirurgia, radioterapia, uso de hormônios ou quimioterapia, dependendo do estágio e das características do paciente.


Qual é o prognóstico?

Volney S. Lima: O prognóstico depende do estágio da doença e do diagnóstico, o tipo de câncer e o estado geral do paciente.


Existe cura para o câncer de próstata?

Volney S. Lima: Sim. Quando a doença é diagnosticada em fase inicial e o tratamento é adequado.

 

Sendo assim, prevenção e diagnóstico precoce ajudam no tratamento do câncer de próstata. Previna-se!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...