img

Um verão sem micoses é possível

Aproveite a estação mais quente do ano livre das micoses

As micoses aparecem com mais frequência no verão, quando as temperaturas e a umidade aumentam. O forte calor faz com que as pessoas passem muito tempo descalças em praias, piscinas e vestiários.

Os fungos são os maiores responsáveis pelas populares "frieiras". Eles se desenvolvem nas regiões que acumulam umidade, como pele, unhas, axilas e virilhas. Os médicos recomendam que estas áreas do corpo sejam bem secas após o banho, enxugando entre os dedos com a toalha.

Também dê preferência às meias de algodão, que absorvem o suor, e evite passar muitas horas com sapatos fechados. Para quem usa tênis, a dica é usar talcos antifúngicos em pequena quantidade.


Na praia

As praias, piscinas e lagoas ficam lotadas no verão. Use chinelos e não fique o dia todo vestindo maiôs, biquínis e sungas molhados, pois eles ajudam na proliferação dos indesejados fungos.

Se, mesmo com estes cuidados, surgirem sintomas como coceira, dor sob as unhas, descamação ou aparência de bolor nos vãos entre os dedos do pé, procure um dermatologista.


Tratamento

O primeiro procedimento para cuidar do problema é pedir coleta de material para um exame micológico com cultura, que mostrará qual o tipo específico de fungo. Com o resultado em mãos, o médico indicará o tratamento adequado, que consiste em antifúngicos orais e tópicos, além de cuidados locais. Geralmente, a melhora acontece em pouco tempo.

Lembre-se: não compre medicamentos por conta própria, pois pomadas e sabonetes antissépticos utilizados sem receita médica podem alterar o pH local e colaborar com a proliferação de fungos, piorando o problema.

Com estas dicas simples, fica fácil se proteger das micoses. Assim, sobra mais tempo para você curtir de verdade o verão!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...