img

Leite: mitos e verdades

Nutricionista esclarece sobre as verdades e mentiras da bebida

O senso comum diz que o leite faz bem para a saúde. Mas quais são, de fato, esses benefícios? Quando o consumo deve ser evitado? O que é mito e o que é verdade, quando o assunto é esse alimento? Veja as informações abaixo e esclareça as suas dúvidas com a nutricionista Dra. Licínia de Campos.


É verdade que grávidas não podem tomar leite durante a gestação?

Nutricionista: mito. A falta de consumo do leite e derivados durante a gestação coloca em risco o feto. É importante que a gestante tenha de consumir este grupo de alimentos construtores. Somente quem tem intolerância à lactose ou é alérgico deve evitar o consumo.


Leite ajuda a combater a osteoporose?

Nutricionista: verdade. A osteoporose é uma doença na qual os ossos se tornam mais frágeis e suscetíveis às fraturas. Ossos saudáveis necessitam de dieta balanceada, que incorpore minerais e vitaminas de diferentes grupos alimentares, especialmente rica em cálcio. E o leite e seus derivados são as melhores fontes de cálcio. Prontamente absorvidos pelo organismo, eles dão aos ossos sua força e exercem papel importante na estrutura, no desenvolvimento e na manutenção dos tecidos ósseos.


É verdade que crianças com menos de um ano devem evitar tomar leite de vaca?

Nutricionista: verdade. O leite de vaca não é recomendado para crianças com menos de 1 ano. Os bebês alimentados com leite integral de vaca (LIV) não obtêm vitamina E suficiente, ferro e ácidos graxos essenciais. Por outro lado, há obtenção de muita proteína, sódio e potássio. Estes níveis podem ser muito altos para o organismo de uma criança. A recomendação é que elas sejam amamentadas com leite materno ou com fórmulas fortificadas com ferro no seu primeiro ano de vida.


Leite ajuda no combate da anemia?

Nutricionista: verdade. A ingestão de carne vermelha e leite fortificado podem combater os níveis diminuídos de ferro. Quando este mineral está em falta causa anemia, principalmente em crianças, além de retardar o desenvolvimento cerebral e mesmo resultar em problemas de comportamento.


O café tira as proteínas do leite?

Nutricionista: verdade. O café interfere na absorção do cálcio contido no leite, o que torna a mistura café com leite um alimento pouco eficaz. Vários fatores podem influenciar a biodisponibilidade de um nutriente. O café possui substâncias bioativas, que podem contribuir para as atividades antioxidantes.


Leite é bom para os dentes?

Nutricionista: verdade. Os nutrientes do leite tais como cálcio, fósforo, magnésio, vitamina D e outros dão suporte ao desenvolvimento dos dentes e tecidos orais em crianças, o que ajuda a proteger contra cáries dentárias.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...