img

Alimentos funcionais funcionam como verdadeiros remédios

No dia 16 de outubro, o dia mundial da alimentação, especialistas revelam como a escolha dos alimentos pode prevenir doenças e trazer benefícios ao organismo

Quem diria que é possível prevenir diabetes, câncer, envelhecimento precoce e colesterol alto através de uma dieta rica em carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Isso mesmo, por meio dos alimentos funcionais pode-se modular as reações do organismo e criar um sistema de defesa antioxidante e eficiente para prevenir doenças. De acordo com a nutricionista Joana Lucyk, da clínica Saúde Ativa - referência em Brasília, o segredo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida está em algumas substâncias que devem fazer parte de uma dieta habitual e, de preferência, que estejam nas refeições diárias com intervalos máximos de três horas.

 

A especialista em nutrição funcional explica que muitas frutas, cereais integrais e vegetais se enquadram nessa categoria. “A vitamina ‘C’, por exemplo, está presente em frutas cítricas e a vitamina ‘E’ pode ser encontrada em oleaginosas, como a castanha. Já o betacaroteno, em vegetais em tons verdes escuros e alaranjados. O licopeno encontra-se na melancia, na goiaba e no tomate e os compostos fenólicos estão presentes na uva, na jabuticaba, na maçã, na cebola, nos temperos naturais, no cacau, no chá verde e branco”, diz a nutricionista.

 

TÍPICOS DA VEGETAÇÃO – Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Brasília e pela Unicamp, o cerrado dispõe de frutos riquíssimos em nutrientes que potencializam a longevidade. Ingá, jatobá, araticum, buriti, mangaba, pitaya, pitomba e pequi são frutos com substâncias bioativas de grande valor nutricional, essenciais para que o sistema enzimático tenha uma boa ação. “São excelentes fontes com elevados teores de vitaminas do complexo B, indicados para desativar radicais livres”, destaca Lucyk.

 

Aos que têm dificuldade de ingerir certos alimentos por questões de paladar, a nutricionista Fernanda Damas, que também integra a Saúde Ativa, esclarece que é possível fazer combinações para estimular o consumo. “Há uma variedade de receitas para os mais diversos gostos. Entretanto, é importante considerar as aversões alimentares: se na infância o alimento é oferecido no mínimo dez vezes e há recusa, provavelmente há alguma falha na metabolização que pode levar a reações adversas com a ingestão”, alerta.

 

Controlar níveis de estresse é uma forma de fazer as pazes com a balança

 

Estudo realizado pela Universidade Göteborg, na Suécia, coloca o estresse entre os inimigos de quem luta contra o excesso de peso. Segundo a pesquisa, nessas situações o organismo tende a liberar uma quantidade maior de cortisona e adrenalina, hormônios ligados a situações de perigo que aceleram o ganho de peso até mesmo de boca fechada.

 

A receita para manter-se longe das tensões não é segredo para ninguém e deve ser seguida à risca para quem pretende manter a forma. Atividade física diária e alimentação equilibrada ganham força aliadas a noites bem dormidas. “Uma dica para combater o estresse patológico – conhecido como distresse - é escolher uma atividade física que proporcione prazer e ter disciplina na prática”, ressalta Priscila Freire, professora de educação física da Contours, rede de academias para mulheres.

 

Uma boa saída para driblar a eterna falta de tempo e enfrentar o sedentarismo são as academias express, que funcionam em circuito, com exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular. “Meia hora diária de exercícios acelera o metabolismo, melhora o condicionamento físico e o tônus muscular, além de oxigenar o cérebro - o que contribui para deixar o estresse sob controle”, valida Priscila.

 

Para quem busca complementaridade aos exercícios, a Contours lançou um novo conceito de bem estar, que disponibiliza, no mesmo local, massagens e drenagem linfática, orientação nutricional e com fisioterapeuta, serviços de estética facial, aulas de Pilates e auriculo-acupuntura – método terapêutico que estimula pontos, situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo.

 

“Com esses serviços queremos estimular a qualidade de vida das nossas alunas, proporcionando em um mesmo local tudo aquilo que elas precisam para se sentir bem, com o conforto de centralizar os serviços e manter um acompanhamento individualizado e assertivo”, complementa Juliana Brescianini, franqueada da Contours em Brasília.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...