29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo
Se você tem um vício em cigarro e quer parar, procure ajuda. Priorize a sua saúde e viva mais!
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o planeta. No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas vão à óbito anualmente no país em decorrência do fumo. Na perspectiva mundial, esse valor cresce para aproximadamente 4,9 milhões de pessoas.
Criado em 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado em 29 de agosto, instituído pela lei nº 7488 no Brasil. A data foi criada com o intuito de conscientizar e mobilizar a população brasileira sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Esse, além dos danos ao próprio usuário, também prejudica as pessoas ao redor, pois se tornam fumantes passivos ao inalar a sua fumaça.
Portanto, o tabagismo é um problema de saúde pública. Além da conscientização da população, o Dia Nacional de Combate ao Fumo também tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
De acordo com especialistas, é possível encontrar mais de 4.700 substâncias tóxicas somente na fumaça do cigarro, incluindo cancerígenas. A nicotina, substância presente no cigarro que causa a dependência no fumo, age como um estimulante do sistema nervoso central, o que causa elevação da frequência cardíaca e da pressão sanguínea e diminuição do apetite, além de náuseas e vômitos. Desse modo, assim como outros derivados do tabaco, o cigarro não possui uma quantidade segura de consumo.
O cigarro também é responsável pela causa de inúmeras doenças. Dentre elas, estão: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio. Entretanto, mesmo com todos os malefícios, o número de fumantes no Brasil tende apenas a crescer.
Contudo, é importante ressaltar que o tabagismo é um vício. Força de vontade é apenas o início para quem realmente quer se livrar do cigarro. Muitas pessoas, uma vez que não conseguem parar sozinhas, recorrem à ajuda médica para ajudá-las a quebrar o ciclo do vício. Além disso, uma boa rede de apoio, com muita empatia e paciência, pode fazer toda a diferença. Uma vez que a pessoa deixa de fumar, o corpo pode se recuperar de alguns dos malefícios do cigarro.
Se você tem um vício em cigarro e quer parar, procure ajuda. Priorize a sua saúde e viva mais!
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br