img

Cuidar dos dentes pode salvar seu coração

Enfermidades bucais podem estar ligadas a doenças cardíacas

A boca é o primeiro contato do meio externo com o meio interno. Por isso, é muito suscetível a doenças. Mas o que poucos sabem é que as enfermidades bucais podem estar diretamente ligadas a doenças respiratórias, a osteoporose e, até mesmo, a doenças cardíacas.

As doenças periodontais atingem 75% da população maior de 25 anos, segundo a pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Periodontologia (Sobrape). Trata-se de uma doença bacteriana que atinge a gengiva, o osso e o ligamento periodontal (fibras que ligam a raiz dentária ao osso). Sua evolução leva à perda óssea, com consequente perda dos dentes.

Contudo, o mais alarmante, segundo o Dr. José Antonio Herrera, especialista em implantodontia, periodontia e mestre em reabilitação oral, é que pessoas com doenças periodontais são duas vezes mais suscetíveis a doenças cardíacas. "As doenças periodontais podem facilitar o ingresso de microorganismos para a corrente sanguínea e colocar o paciente em risco para endocardite bacteriana (inflamação no revestimento e válvulas cardíacas)", explica o cirurgião-dentista.

As doenças cardiovasculares afetam milhões de brasileiros e é uma das maiores causas de morte do país. "Muitas destas doenças podem ser prevenidas ao serem controlados os seus fatores de risco, entre eles as doenças periodontais", afirma o especialista.

"As bactérias periodontais são altamente agressivas e conseguem se reproduzir sem a presença do oxigênio (bactérias anaeróbias). Uma vez instaladas na corrente sanguínea, podem secretar endotoxinas que, bioquimicamente, ativam o sistema defensivo, produzindo uma agregação plaquetária, formando assim um trombo (coágulo de sangue) que pode vir a obstruir vasos sanguíneos, produzindo isquemias cardíacas", conclui o médico.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...