img

Fibromialgia: uma síndrome de difícil identificação

Diversos fatores podem influenciar no aparecimento dessa condição

O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa, generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas, como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. A fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso.

O termo reumatismo pode ser justificado pelo fato de a doença envolver músculos, tendões e ligamentos. O que não quer dizer que acarrete deformidade física ou outro tipo de sequela. No entanto, pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional. Como não existem exames complementares que, por si só, confirmem o diagnóstico, a experiência do profissional que avalia o paciente é fundamental para o sucesso do tratamento.

Existem diferentes fatores, isolados ou combinados, que podem favorecer as manifestações da doença. Dentre eles: doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Assim sendo, uma infecção, um episódio de gripe ou um acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa síndrome.

Os sintomas, normalmente, são dor generalizada por um período maior que três meses, presença de pontos dolorosos padronizados, alterações de humor e diminuição da atividade física. As queixas dos pacientes em relação aos sintomas dolorosos são expressas com palavras do tipo: "pontada", "queimação", "sensação de peso", entre outras.

Contudo, o paciente pode apresentar dificuldade na localização precisa do processo doloroso. Alguns têm a impressão de que ela ocorre nos músculos, outros nas articulações, enquanto uma parte relata que a dor se localiza nos ossos ou nervos.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...