img

Você sabe o que é Medicina Baseada em Evidências?

A equipe do saude.com.br entrevistou o Dr. Carlos Eduardo Domingues, mestre em Saúde pública e especializado em cardiologia e medicina do trabalho, para explicar sobre o que se trata a MBE

A equipe do saude.com.br entrevistou o Dr. Carlos Eduardo Domingues, mestre em Saúde pública e especializado em cardiologia e medicina do trabalho. Ele explicou o que é a Medicina Baseada em Evidências, procedimento que pode ser aplicado a todas as áreas médicas e oferece inúmeras vantagens para médicos e pacientes, facilitando a troca de informações e permitindo que importantes descobertas sejam aplicadas, tanto no diagnóstico, prognóstico ou tratamento de doenças.

 

O que é a Medicina Baseada em Evidências?

Dr. Carlos Eduardo Domingues: A Medicina Baseada em Evidências (MBE) consiste em uma metodologia de localização, avaliação e uso de descobertas recentes em medicina como base para as atividades cotidianas de um médico. Os seus quatro passos principais são: formular uma questão objetiva; procurar artigos relevantes na literatura; avaliar sua validade e utilidade; implementar os achados na prática clínica. A MBE não é uma especialidade ou ramo da medicina, mas um procedimento que pode ser utilizado por qualquer médico, em qualquer área a que ele se dedique, servindo como instrumento sempre que houver uma dúvida no diagnóstico, no prognóstico ou no tratamento de doenças.

 

Quais as principais vantagens da MBE?

Dr. Carlos Eduardo Domingues: Anos atrás o problema que nós médicos encontrávamos era a distância entre as pesquisas e a prática médica. Em outras palavras, uma importante descoberta levava meses ou anos para chegar ao conhecimento dos médicos, e outros meses ou anos para ser incorporada à prática médica. É fácil perceber os prejuízos que isso trazia para os médicos e, principalmente, para os pacientes. A partir da difusão de bancos de dados e informações médicas, em particular pela Internet, passamos a ter uma enorme quantidade de dados disponíveis. A MBE nos possibilitou o acesso e a seleção adequada das informações mais importantes.

 

Qual a importância da Internet para a MBE?

Dr. Carlos Eduardo Domingues: Algumas entidades como a ACC (American College of Cardiology), fazem uma triagem de artigos significativos para os médicos, além de publicar alguns "guidelines" que destacam as condutas mais indicadas para diversas patologias. Esses "guidelines" geralmente são disponibilizados na Internet. Além disso, são centenas de "papers", "trials", "researches" e "joints" lançados diariamente na rede, acessíveis de casa, do consultório ou do hospital a um custo quase zero. Seria impossível acessar tantos dados sem o auxílio da Internet.

 

Dentre a abrangência da internet, como saber qual o material que realmente interessa e que seja confiável?

Dr. Carlos Eduardo Domingues: Realmente, a profusão de dados disponíveis dificultou a seleção e a utilização das informações no dia-a-dia dos médicos. Mas é aí que entra a MBE, como um procedimento para auxiliar os médicos na detecção e utilização daquelas informações que são realmente importantes. Fora da Internet também podemos obter e selecionar essas informações. Alguns livros, como por exemplo o Current Medical Diagnosis and Treatment, que é revisado anualmente, também utilizam o conceito de MBE e representam importantes instrumentos para os médicos realizarem suas práticas médicas atualizadas com confiabilidade. O interessante é que esse livro, no final de cada capítulo, também apresenta referências de sites selecionados sobre cada tema. Ou seja, nos remete novamente à rede para uma orientação cada vez mais atualizada.

 

Como a teoria da MBE pode ser aplicada ao cotidiano dos pacientes, que cada vez mais têm exigido um atendimento personalizado e humano?

Dr. Carlos Eduardo Domingues: A MBE torna possível que o médico adquira as informações técnicas indispensáveis sobre novos medicamentos, estatísticas, procedimentos e condutas, mas preserva seu tempo para que ele possa tratar, conversar, chorar e sorrir com o seu paciente (a pessoa mais importante do mundo).

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...