Especialista explica como aliviar os sintomas pré-menstruais
Enxaqueca é coisa séria. Para se ter uma ideia, ela ocupa o oitavo lugar entre os problemas de saúde de maior impacto no dia-a-dia de uma mulher. Pensando nisso, trouxemos várias dicas alimentares e até alguns exercícios para ajudar nesse período
Estudos recentes realizados no Brasil mostram que 75% das mulheres queixam-se de dor de cabeça no período próximo à menstruação, sendo a enxaqueca responsável por boa parte do mal estar. "É bom lembrar que 20% da população feminina têm enxaqueca", destaca Ricardo Teixeira, doutor em Neurologia pela Unicamp e diretor do Instituto do Cérebro de Brasília.
As flutuações dos hormônios sexuais da mulher não só explicam o porquê dela ter cerca de três vezes mais enxaqueca que o homem, mas também a íntima associação entre com o período menstrual. "Até 70% das mulheres que sofrem do mal percebem a associação, seja pelo fato de só ter crises de enxaqueca no período da menstruação, seja porque nessa fase as crises costumam ser mais fortes", descreve o especialista.
O médico explica que há várias estratégias de tratamento para a enxaqueca associada à menstruação. "Estudo publicado pela revista britânica Cephalalgia confirmou que o tratamento hormonal (estrogênio) é uma ferramenta valiosa", descreve. O que a pesquisa trouxe de novidade é que o uso de terapias hormonais tem a chance de reduzir a frequência de crises não só no período perimenstrual (melhora em 81% dos pacientes), mas também ao longo do mês. O tratamento hormonal também permitiu uma extraordinária redução na quantidade de medicações que as mulheres usavam para dor de cabeça.
Pensando nisso, o Saude trouxe dicas para aliviar os sintomas da TPM:
• Reduzir a ingestão de cafeína e álcool. A cafeína, contida no café, nos chocolates, em muitos refrigerantes e em alguns medicamentos, aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. O álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão.
• Diminuir o sal nos alimentos. Isso reduz o inchaço causado pela retenção de água pelo corpo.
• Comer alimentos ricos em cálcio. Isso vai ajudar a reduzir o inchaço e a variação de humor.
• Fazer exercícios aeróbicos. O exercício ajuda a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor. Além disso, eles liberam as endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo que são responsáveis pela sensação de bem estar. O ideal é praticar exercícios moderados, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar.
• Adicionar carboidratos complexos à sua dieta, tais como cereais integrais. Isso reduz a fadiga e as variações de humor.
• Tomar uma multivitamina. Embora a teoria de que a TPM é causada pela ausência de vitaminas como A, B6, C e D não seja muito aceita, algumas mulheres sentem-se melhor com o uso de multivitaminas.
• Acupuntura. Tem apresentado muitos benefícios, principalmente a redução do "stress" e das cólicas menstruais.
• Ioga, meditação. Ajudam na redução do stress, diminuindo ansiedade e depressão.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br