20/03: Dia Mundial da Saúde Bucal
Cuide dos seus dentes e sorria sem medo!
No dia 20 de março (20/03) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data foi instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI) e visa reforçar a importância da conscientização acerca do tema, com o intuito de diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes na sociedade.
Para os especialistas em Odontologia, o melhor modo de cuidar da saúde oral da população é através da disseminação de informações de qualidade. Incentivar hábitos diários de cuidado com a saúde e higiene bucal e visitar regularmente o dentista são alguns meios de resultar em uma boca e dentes mais saudáveis.
A data comemorativa oferece uma excelente oportunidade para o tema ser debatido, além de explorar a relação entre saúde bucal, saúde geral e qualidade de vida, discutindo as contribuições que são oferecidas para melhorar a saúde bucal de bilhões de pessoas em todo o mundo.
Vale ressaltar que a saúde bucal é um tema de várias faces, que inclui a capacidade de falar, sorrir, cheirar, tocar, mastigar, engolir, saborear e transmitir uma série de emoções através de expressões faciais com confiança e sem dor ou desconforto. Dentre os problemas bucais mais comuns, destacamos: cáries, lesões bucais e aftas, mau hálito, gengivite, placa bacteriana, tártaro e câncer de boca.
O Brasil é o 3º país com maior incidência de câncer de boca, especialmente no sexo masculino e com faixa etária acima de 40 anos, com cerca de 15 mil casos por ano. O câncer bucal é considerado um problema de saúde pública mundial e a sua chance de cura é acima de 95% com o diagnóstico precoce.
Para manter uma boa saúde bucal, é necessário ter o conhecimento da importância dos bons hábitos em todas as fases da vida. Uma boa higiene oral diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. Essas doenças da boca também têm relação direta com o fumo, com o consumo de álcool, com a má alimentação e, ainda, com o estresse.
Como prevenir problemas bucais
- Eliminar a placa bacteriana através da escovação adequada e do uso do fio dental após cada refeição;
- Limpar a língua, utilizando um raspador, para retirar a saburra lingual;
- Utilizar adequadamente o flúor, com cremes dentais fluorados;
- Trocar de escova de dentes a cada três meses;
- Evitar o uso de próteses mal ajustadas;
- Evitar o consumo excessivo de doces e ter uma alimentação saudável;
- Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
- Realizar o autoexame da boca regularmente;
- Ir ao dentista com frequência.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br