Depilação a laser: uma alternativa para o excesso de pelos
A depilação, na maioria das vezes, é um ato complicado e dolorido. Porém, a depilação a laser promete tornar isso mais fácil e eficaz, já que pode reduzir o crescimento dos pelos com o passar do tempo
A depilação envolve todo um ritual de tortura para as mulheres. Livrar-se dos pelos indesejáveis, mesmo utilizando cremes depilatórios, é trabalhoso e irritante. A quantidade de pelos, assim como a sua espessura, cor e tamanho, é determinada pelo DNA. Entretanto, os métodos modernos de depilação a laser dão fim aos pelos de modo mais rápido, eficiente e, muitas vezes, definitivo. Os homens, principalmente aqueles que sofrem alergias provocadas pelas lâminas e aparelhos de barbear, também optaram pelo método.
Embora a técnica a laser ainda seja cara, a dermatologista Ana Maria Massella, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que com esse método de depilação é possível gastar bem menos do que mulheres e homens gastariam com o método normal, uma vez que três ou quatro sessões de tratamento são suficientes para que os pelos não voltem a crescer.
A estudante de administração Priscila Carvalho, de 22 anos, comemora o fato de não ter que depilar todo mês. Segundo ela, perde-se tempo e dinheiro com a ida ao salão de beleza, além de sentir dor. "Depilei meia perna porque tinha muito pelo encravado. O resultado foi excelente e, um ano depois, quase não tenho pelo", garante Priscila. Já a estudante de arquitetura Liana Gazzola, 21 anos, optou por depilar a virilha, uma das regiões mais sensíveis no corpo da mulher. "Nunca mais vou sentir aquela dor insuportável", disse Liana, que, antes, ia duas vezes por mês ao salão.
Há restrições para determinados tipos de pele?
Ana Maria Massella: Não, qualquer pessoa pode fazer depilação a laser, exceto mulheres grávidas e pessoas que tenham vitiligo, quelóides ou outra doença que impeça o tratamento. O cliente não deve estar bronzeado para maior eficácia e segurança.
Pode causar irritação?
Ana Maria Massella: A depilação a laser raramente traz resultados negativos, como irritações ou manchas na pele. Se isso ocorrer, os sintomas desaparecem em pouco tempo.
Existe algum método mais moderno de depilação a laser indicado para peles morenas?
Ana Maria Massella: O mais indicado é o laser de diodo, o Light Sheer, eficaz desde os fototipos (tipos de pele) mais claros até a pele negra. Esse laser serve para todos os tipos de pele e, por conta disso, é o mais utilizado pelos especialistas.
Que cuidados devem ser tomados ao se iniciar o tratamento?
Ana Maria Massella: O recomendado é que o paciente não tome sol e use um filtro solar 30 um mês antes do início do tratamento e entre as sessões. Ele também não pode se depilar com pinça ou cera nesse período.
Qual é a durabilidade da depilação a laser?
Ana Maria Massella: Após quatro ou cinco sessões, os pelos não voltarão a crescer. O que pode acontecer é o nascimento de pelos novos e, nesse caso, o paciente retorna ao consultório para um retoque, dois anos depois.
Como é a manutenção?
Ana Maria Massella: Normalmente são feitas de três a seis sessões mensais. Após um ano o paciente pode voltar para um retoque se for necessário.
Quais são as vantagens e desvantagens?
Ana Maria Massella: Tanto para homens quanto para mulheres é possível se livrar dos pelos encravados, na região da barba para os homens e nas axilas e virilhas para as mulheres. A depilação a laser também serve para quem for alérgico às lâminas e para quem não tolera a dor da depilação tradicional; diminui o excesso e o odor da transpiração quando realizada nas axilas, além de não deixar cicatrizes. Não há desvantagens.
Por que ela é a mais segura se comparada à eletrólise (técnica à base de agulhas e correntes elétricas) e à depilação com cera?
Ana Maria Massella: A eletrólise é extremamente dolorosa, deixa marcas escuras se não for realizada por mãos habilitadas e costuma demorar anos para depilar uma pequena área, como o buço, por exemplo. Já a cera, além da dor, pode piorar o quadro de pelos encravados e precisa ser retocada a cada 20 dias.
Pelos encravados podem ser removidos?
Ana Maria Massella: Sim. O laser cauteriza o pelo encravado, que pode ser eliminado na hora ou na segunda sessão, e ainda age como um anti inflamatório no local. O quadro de pseudofoliculite (pelos encravados) melhora muito à medida que diminui a espessura e a quantidade de pelos.
Existe homem que tem preguiça de fazer a barba. A depilação pode ser uma alternativa?
Ana Maria Massella: Há homens preguiçosos, sim, e o laser pode ser uma excelente alternativa. Alguns não o fazem porque os homens não costumam suportar a dor, diferentemente das mulheres. Existem pacientes de barba tão cerrada que se barbeiam duas vezes ao dia! Se a ideia for só deixar a barba mais rala, eu costumo indicar uma ou duas sessões apenas. O suficiente para se obter um bom resultado.
Quais são as áreas mais depiladas nas mulheres? E nos homens?
Ana Maria Massella: Nas mulheres, buço, queixo, axilas e em torno dos mamilos, barriga e virilha. Nos homens, a região da barba, principalmente onde os pelos costumam encravar (no colarinho) e também as costas.
Como você define o perfil de seus pacientes?
Ana Maria Massella: 90% dos meus pacientes são mulheres. Elas optaram pela técnica devido ao excesso de pelos na face, axilas e virilhas.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br