Diga adeus à fobia do dentista
Recursos tecnológicos colaboram para que cada vez menos as pessoas evitem tratamentos odontológicos devido ao medo
Imaginar o dentista com todos aqueles instrumentos ainda é sinônimo de terror? Não se preocupe, os novos métodos usados pelos especialistas permitem um tratamento cada vez mais tranquilo e seguro. De acordo com a especialista em dentística restauradora Máira Rocha, do corpo clínico do Cir, Hospital Odontológico de Brasília, muitas queixas dos pacientes estão sendo abolidas pela tecnologia.
Atualmente, os motores usados pelos dentistas são mais delicados e vibram menos, e o calibre das agulhas é muito menor, deixando a anestesia praticamente imperceptível. O medo do barulho dos motores pode ser reduzido por meio da utilização de um moderno óculos virtual, que passa o seu DVD favorito, além do fato de filmes e shows distraírem o paciente durante o tratamento.
A cadeira odontológica também está mais confortável, podendo ter opção de massagem enquanto o paciente é submetido aos procedimentos odontológicos. Consultórios equipados com som ambiente deixam o atendimento mais agradável, e a música pode ajudar a tranquilizar o paciente.
Para os mais ansiosos, existe a opção de sedação leve e segura, através da inalação de óxido nitroso. É feita pelo próprio dentista, capacitado por curso específico, e deixa o paciente totalmente relaxado, porém consciente. Durante a utilização do gás, o paciente tem monitoração constante de batimentos cardíacos e aferições de pressão arterial, deixando o atendimento ainda mais seguro do que o convencional.
Se o caso for de fobia real, existe a alternativa da sedação endovenosa, feita por um médico anestesista. "Não se trata de anestesia geral. Medicamentos sedativos são administrados através de soro endovenoso, e o paciente pode fazer vários procedimentos em um mesmo atendimento. Dependendo do caso, até fazer o tratamento completo em uma única sessão", sintetiza a Dra. Máira.
DICAS PARA QUEM TEM FOBIA DE DENTISTA:
• Procure um consultório odontológico adequadamente equipado, que ofereça recursos especiais para pessoas que sofrem de fobia;
• Solicite ao profissional que está lhe atendendo que explique de maneira compreensível e simples tudo que vai ocorrer;
• Tente ficar o mais calmo possível e lembre-se que, se tudo for realizado da maneira correta, você não deverá sentir dor durante o procedimento;
• Pacientes que tem fobia incontrolável podem optar pela sedação endovenosa, realizada por médico anestesista, e realizar vários tratamentos de uma só vez. A opção é segura desde que os profissionais sejam habilitados e o paciente seja monitorado.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br