A importância das lágrimas para evitar a Síndrome da visão no computador
Nos tempos modernos, o computador se tornou algo fundamental. Porém, devemos nos atentar a essa síndrome, que atinge pessoas que usam o computador por duas ou mais horas ininterruptas
No Brasil, 75% dos usuários de computador com até 40 anos e 90% dos que estão acima desta idade sofrem da síndrome da visão no computador ou CVS (Computer Vision Syndrome), conforme dois estudos recentes conduzidos pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. Os sintomas são dor de cabeça, olho seco, ardência e visão embaçada.
A síndrome atinge quem usa o computador por mais de duas horas ininterruptas. É causada pelo esforço repetitivo feito pela musculatura ciliar para focar as imagens em curta e média distância e pelo maior ressecamento da lágrima. Quando nossos olhos focam a tela do monitor, piscamos de 6 a 7 vezes por minuto, contra 20 vezes em outras situações. Isso pode causar olho seco evaporativo, explica o médico.
O olho seco pode ser agravado pela poluição, estiagem, ar condicionado, uso de anti-histamínicos, medicamentos para disfunções da tireóide, hipoglicêmicos, pílula anticoncepcional, reposição hormonal feita só com estrogênio e pelo uso prolongado de lentes de contato, ressalta. O especialista diz que por conta do desconforto causado pelo ressecamento da lágrima o uso de lentes de contato é abandonado por um em cada 2 usuários.
Independentemente do uso de lente de contato, a produção lacrimal deve ser estimulada para proteger a saúde da córnea. As principais dicas do médico são: incluir na alimentação semente de linhaça que é rica em ômega 3, beber bastante água, fazer uma dieta rica nas vitaminas A e E encontradas em verduras e legumes. Isso porque, além de água, o filme lacrimal contém uma camada de gordura e outra de proteína, explica. Nos períodos de estiagem e para quem trabalha em locais com ar condicionado, recomenda-se manter uma vasilha de água no ambiente para aumentar a umidade do ar. Ao primeiro desconforto, ressalta, podem ser feitas compressas com água gelada e em hipótese alguma usar água boricada que pode aumentar a irritação ocular. Portadores de astigmatismo tem 6 vezes mais dificuldade de estabilidade visual com lentes de contato. Isso porque nas lentes tradicionais a orientação das lentes depende da gravidade.
Para quem trabalha no computador as recomendações são:
1. Posicionar o monitor 10° a 20° abaixo do nível dos olhos.
2. Manter a distância de 60 cm entre a tela do monitor e os olhos.
3. O monitor não deve ficar de frente para a janela pois a luminosidade causa ofuscamento, nem de costas porque forma sombras e reflexos que causam desconforto.
4. Evitar excesso de luminosidade das lâmpadas e luz natural pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual.
5. Regular a tela sempre com o máximo de contraste e não de luminosidade.
6. Manter a tela do monitor sempre limpa.
7. A cada hora, descansar de 5 a 10 minutos, saindo de frente do computador.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br