Comida congelada não é mais sinônimo de alimento sem sabor
O mercado dos alimentos congelados tem ganhado bastante fama nos últimos tempos
A vida corrida, a falta de tempo e paciência, ou até mesmo de talento na cozinha contribuíram para o aumento do número de empresas e de produtos da área de alimentos congelados no mercado. Para Marcelo Tepedino, sócio da Vivalight, os consumidores estão buscando qualidade e praticidade. "Atualmente, existe uma maior conscientização da necessidade de uma vida saudável. Está cada vez maior o número de pessoas que se preocupa com uma alimentação balanceada, não necessariamente de dieta, porém sem gorduras", explica.
A estudante Karine Freitas, de 20 anos, consome congelados porque acha mais prático e também muito gostoso. "Adoro massas. Gosto de comer o penne congelado, que é tão saboroso quanto o feito na hora", conta. Marcelo explica que o alimento, se congelado de maneira apropriada, não perde as suas propriedades nutritivas, nem o gosto. "Buscamos conciliar comidas apetitosas com os padrões de alimentação saudáveis", afirma. Aliás, não basta congelar, deve-se congelar rápido, senão o produto perde sabor e textura.
Facilitar a vida do cliente é a condição número um para ter sucesso no ramo dos congelados. Além de buscar uma enorme variedade no cardápio, é preciso seguir rigorosamente as normas do Ministério da Saúde. A temperatura do congelador ou freezer para manter o alimento congelado não pode ser superior a 12 graus negativos, e o ideal seria conservar em 18 graus negativos. A validade varia conforme o produto: para frutos do mar e suínos, no máximo três meses; para os demais alimentos, a validade chega a 18 meses. É obrigatório detalhar no rótulo as informações nutricionais dos alimentos.
No mercado há mais de 30 anos, Sônia Carpegiani fundou uma empresa de comida congelada que leva o seu nome e, ao lado da família, comanda um grupo de 70 funcionários. São mais de 100 tipos de refeições light e balanceadas, segundo orientações da nutricionista Marilda Telles. As embalagens de todas as refeições vêm com rótulos que identificam a sua composição nutricional e seus ingredientes.
Em entrevista ao portal, a Dra. Maria Luiza Imbico, da equipe de nutricionistas do Congelados da Sônia, mostra as vantagens em consumir este tipo de alimento e dá dicas para uma dieta saudável e equilibrada.
A comida congelada é nutritiva?
Maria Luiza Imbico: Sim, com os processos e métodos associados a uma tecnologia de ponta, a comida congelada é tão nutritiva quanto a feita na hora.
Como é feita a escolha dos pratos?
Maria Luiza Imbico: A escolha dos pratos é feita primeiramente pela Sônia, que é um excelente gourmet, em parceria com a responsável técnica, a nutricionista Marilda Telles.
Prato congelado é para quem tem o tempo contado e não pode cozinhar? Por que a procura por comida congelada está cada vez maior?
Maria Luiza Imbico: Os tempos modernos trouxeram à tona a necessidade da praticidade no dia a dia, e é aí que as refeições congeladas oferecem grandes vantagens. Além do tempo contado e não poder cozinhar, há pessoas que não sabem cozinhar e precisam se alimentar. Há, também, às vezes, a necessidade de cardápios especiais, que ofereçam refeições com baixas calorias destinadas às pessoas que desejam emagrecer, controlar o colesterol ou ter uma alimentação mais saudável.
Quais são as vantagens de se consumir congelados?
Maria Luiza Imbico: Há uma grande variedade de cardápios, o que faz com que o responsável pela administração do lar não tenha que esquentar a cabeça com o menu da família; não é preciso ir ao supermercado fazer compras dos insumos e organizá-los; não é preciso despender tempo cozinhando ou administrando suas empregadas; não é preciso enfrentar filas nos restaurantes comerciais nos horários de pique; por ser de fácil transporte (desde que seguida às recomendações do fabricante), podem ser utilizados a qualquer hora e em diversos locais; e permitem ao consumidor saborear uma comida gostosa sem ter trabalho.
Quais são as suas dicas para uma dieta equilibrada e saudável?
Maria Luiza Imbico: Dieta equilibrada e saudável é aquela que contempla os 8 grupos da pirâmide alimentar, que são: cereais, leguminosas, hortaliças (A, B e C), carnes, aves, peixes, gorduras, leites e derivados.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br