img

08 de Março: Dia Internacional da Mulher

A história por trás dessa data comemorativa envolve tragédias, greves e muita luta por parte do movimento operário

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970, o Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março. A data comemorativa tem como finalidade principal a conscientização da população acerca do machismo e da violência que as mulheres sofrem nos ambientes profissionais, sociais e afetivos até os dias de hoje.

Esse dia simboliza a mobilização política e a luta das mulheres por direitos trabalhistas e igualdade salarial ao longo do século XX, através de greves, manifestações, comitês, etc. Muitos acontecimentos se sucederam para que o dia 8 de março fosse considerado o Dia Internacional da Mulher.

Um incêndio ocorrido em Nova York, no dia 25 de março de 1911, é considerado um dos marcos para o estabelecimento da data comemorativa. Ele aconteceu na Triangle Shirtwaist Company, no qual 146 pessoas vieram a óbito, sendo 125 mulheres. Os proprietários da fábrica, na época, trancavam seus funcionários durante o expediente para impedir greves e motins. Quando o incêndio começou, por causa das péssimas instalações elétricas e da grande quantidade de tecido presente na fábrica, as portas da Triangle estavam trancadas, ocasionando o falecimento das funcionárias.

Entretanto, além desse acontecimento de Nova York ser bem significativo e evidenciar a precariedade do trabalho nas fábricas, não deve apagar a influência da luta operária feminina e dos movimentos políticos organizados pelas mulheres. O Dia Internacional da Mulher foi criado após décadas de engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de sua causa, com a luta pelos direitos trabalhistas e pela igualdade salarial. Além disso, também eram reivindicados a concessão de direitos eleitorais para as mulheres, entre outros.

Assim, aconteciam diversos protestos e greves na Europa e nos Estados Unidos. No dia 8 de março de 1917, na Rússia, durante o clima de agitação revolucionária, mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve e reivindicaram a ajuda dos operários do setor de metalurgia. Essa data entrou para a história como um grande feito de mulheres operárias.

Esses dois grandes acontecimentos de março tornaram-se símbolos principais de homenagens às mulheres. A partir dos anos 1960, a comemoração do dia 8 de março já havia se tornado tradicional. Em 1975, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU.

Portanto, o dia 8 de março é uma data para refletir e conscientizar a população acerca da desigualdade e da violência que as mulheres sofrem diariamente no Brasil e no mundo. É um momento para repensar atitudes e comportamentos a fim de tentar construir uma sociedade sem desigualdade e sem preconceito de gênero.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...