img

05/06: Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorada anualmente em mais de 150 países, essa data promove a conscientização acerca do tema e da sustentabilidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho. Essa data comemorativa especial se tornou a maior plataforma global de alcance ambiental e reúne milhões de pessoas de todo o mundo, inspirando mudanças positivas e ajudando na proteção e restauração do planeta Terra.

Esse dia foi instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência de Estocolmo. O seu objetivo principal é chamar a atenção da população para os problemas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais. Incentivar a sustentabilidade é uma ação prioritária e essencial para a manutenção da vida humana na Terra, pois é preciso ter em mente que os seus recursos naturais não são inesgotáveis.

Desse modo, essa data internacional reúne mais de 150 países todo ano, com um evento anual liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) desde a sua criação. Durante essa ocasião, a ação ambiental é celebrada e como o poder dos governos, empresas e indivíduos pode ser utilizado para a criação e o desenvolvimento de um mundo mais sustentável.

Desmatamento, poluição, esgotamento do solo, desperdício de água, consumo exagerado de recursos naturais, uso de combustíveis fósseis, descarte inadequado de lixo, falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem… Esses são os principais problemas ambientais que o planeta vem sofrendo pela ação do homem.

Esses impactos negativos atuam diretamente na sobrevivência de diversas espécies – o que causa a perda constante da biodiversidade – e no futuro esgotamento dos recursos naturais, o que poderá afetar consideravelmente a forma em que vivemos atualmente e, inclusive, comprometer a sobrevivência humana na Terra.

Portanto, o Dia Mundial do Meio Ambiente visa a conscientização da dimensão das ações humanas no meio ambiente. Muitos pontos precisam ser revistos pelos governos, empresas e população para diminuir esses impactos negativos e evitar consequências mais graves no futuro. Por essa razão, essa data comemorativa merece muito destaque no calendário mundial.

E você? Já tem feito a sua parte como indivíduo e começou a praticar a sustentabilidade em casa? Confira abaixo algumas ações diárias simples, mas que podem fazer uma grande diferença nessa luta para a preservação do nosso planeta:

  • Separe o lixo da sua casa corretamente e faça reciclagem;
  • Descarte corretamente pilhas, baterias e óleos de cozinha;
  • Economize água ao tomar banho – desligue o chuveiro ao lavar o cabelo e ao passar sabonete;
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes;
  • Evite o desperdício de alimentos;
  • Substitua os plásticos – troque as sacolas plásticas de mercado por ecobags e bolsas reutilizáveis;
  • Apague as luzes ao sair de um cômodo.

Apesar da ideia de que “apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo”, é fundamental que cada pessoa faça a sua parte. Além disso, é de extrema importância que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental para que, assim, haja uma mudança efetiva no quadro atual.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...