img

Você conhece as lesões mais comuns em crianças?

Saiba o que fazer em cada situação caso os pequenos se machuquem

As crianças são seres ativos, independentemente da idade. Em suas brincadeiras, elas correm, pulam, sobem, caem… E, consequentemente, podem se machucar. Sendo assim, é responsabilidade da família ficar atenta aos possíveis machucados que possam surgir nos pequenos. Confira abaixo uma lista das lesões mais comuns em crianças, como aliviar os sintomas e em quais casos é necessário ir ao hospital.

 

Cortes, arranhões e hematomas

Mãos, cotovelos e joelhos são os lugares mais propensos das crianças se machucarem. Em casos de pequenos inchaços e contusões, é possível tratar em casa mesmo.

Para arranhões e cortes, lave a área em água corrente até que esteja bem limpa. Para isso, pode-se utilizar sabão neutro. Após a lavagem, aplique uma pomada antibiótica no local e cubra-o com um curativo, para certificar-se que ele fique isolado e a criança não retire o remédio. Se o corte for grande, profundo ou se houver vermelhidão, inchaço ou pus na região, ligue ou vá para o médico pediatra, pois esses são sinais de infecção.

Em casos de contusões, alivie o inchaço com uma bolsa de gelo embrulhada em um pano limpo úmido. Contudo, caso a criança tenha problemas para andar, se mover ou se o inchaço não diminuir, é recomendado ir ao médico.

 

Fraturas

Ossos quebrados podem ser lesões bem comuns nos pequenos, principalmente em brincadeiras envolvendo bicicleta, skate, patinete, patins e até bola, no caso de alguns esportes de contato. 

As fraturas mais usuais ocorrem na região dos braços, porque é um instinto natural esticar as mãos na tentativa de amortecer uma queda. A área ficará inchada e causará muita dor para pressionar ou se mover. Nesses casos, é imprescindível evitar ao máximo mexer o local e ir ao pronto socorro mais próximo.

 

Farpas e espinhos

Os pequenos têm o costume de tocar, mexer e agarrar tudo o que veem pela frente, principalmente os mais novos. Dessa forma, fica mais fácil para farpas, espinhos e outros detritos ficarem sob a pele. 

Para retirá-los, utilize uma agulha esterilizada com álcool para picar suavemente a pele sobre ela e, em seguida, puxe-a com uma pinça limpa. Caso isso não funcione, tente tocar a área com fita adesiva, para ver se isso ajuda a tirá-la. Após a remoção da farpa, é recomendável usar uma pomada antibiótica na região para evitar possíveis infecções.

 

Dentes quebrados

Dentes quebrados, lascados ou arrancados são lesões normais em crianças. Segundo pesquisas, quase 50% dos pequenos terão algum tipo de acidente dentário durante a infância. Os motivos podem ser diversos, como quedas, esportes e até brigas. Os dentes que mais costumam sofrer são os da frente, por estarem mais expostos.

Caso a criança tenha um dente quebrado, solto ou sensível, apesar de não ser urgente, é recomendado ir ao dentista. Se um dente de leite for completamente arrancado, não tente colocá-lo de volta nas gengivas. Mas se for um dente permanente, lave-o com água corrente, coloque-o de volta no alvéolo e vá ao dentista imediatamente para tentar salvar o dente.

 

Dores nas costas e nos ombros

Na transição da mochila de rodinhas para a de alças, é bem comum que as crianças carreguem uma mochila mais pesada do que deveriam ou, pior, carreguem-a em um ombro só. Isso pode fazer com que os pequenos desenvolvam dores nas costas, pescoço e ombros, além de problemas de postura que podem ser perigosos conforme eles cresçam.

Especialistas recomendam que as crianças sempre devem usar a mochila escolar com as duas alças e, além disso, as mochilas não devem pesar mais de 10% a 20% do peso corporal da criança.

 

Tensões e distensões

Rupturas de músculos, ligamentos e tendões também são bem usuais na infância, principalmente entre crianças que estão envolvidas em algum tipo de esporte, como o futebol e a ginástica. O tornozelo é a articulação mais comumente torcida.

Nessas situações, a criança precisa de bastante repouso. Aplique gelo, enrole a área confortavelmente e, de preferência, mantenha-a levantada. Medicamentos para dor, como ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar. Caso a criança não consiga andar ou mover a área lesionada, vá ao pronto socorro, pois será necessário um raio X para checar se algum osso foi quebrado.

 

Concussões

As concussões em crianças ocorrem principalmente em brincadeiras com skate, bicicleta, patinete e patins, ou durante a prática de esportes como futebol e basquete. Caso a criança tenha sido atingida na cabeça, é preciso ficar atento a ela. Os sintomas de concussão podem não aparecer de imediato.

Se a criança reclamar de visão embaçada e/ou dor de cabeça que não passa, parecer atordoada ou até, em situações mais graves, perder a consciência, é preciso ir ao hospital o mais rápido possível.

 

Doença de Sever

Apesar do nome ser um pouco espantoso, esta é uma lesão no calcanhar bem comum em crianças em fase de crescimento, geralmente entre 9 a 13 anos, em especial aquelas que praticam esportes de corrida ou salto, como basquete, futebol ou ginástica. 

Na doença de Sever ocorre uma inflamação na placa de crescimento no calcanhar, o que ocasiona muita dor, que desaparece com gelo, repouso e alongamento. Quando a placa de crescimento da criança amadurece, normalmente aos 13 anos, a condição desaparece.

 

Cotovelo de babá

Conhecido como cotovelo puxado, o cotovelo de babá é um deslocamento ósseo na região do cotovelo de crianças de até 4 anos de idade. Como os seus ossos e músculos ainda estão em fase de desenvolvimento, não é preciso muito para puxar o cotovelo parcialmente para fora do lugar. Isso pode acontecer quando a criança é puxada ou balançada pelos braços de mau jeito. 

Como a condição causa dor intensa e desconforto na região, é preciso ir ao hospital rapidamente. O médico consegue colocar facilmente o cotovelo de volta no lugar, em um procedimento rápido.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...