img

Sutiã: suas dores e incômodos no peito podem ter um responsável

Entenda como identificar se o sutiã tem relação direta com as dores que você sente e como solucionar esse problema

O sutiã é uma peça praticamente indispensável no vestuário feminino. Com as funções de dar sustentação e proteção aos seios, na maioria das vezes, atende bem às necessidades. Porém, deve-se prestar atenção ao seu uso correto para que, assim, o sutiã não se torne um vilão. Entenda alguns desses problemas:

Problemas de pescoço e costas

Alguns especialistas afirmam que pessoas com seios grandes podem vir a ter problemas com relação à sustentação do sutiã, já que certos modelos não conseguem oferecer um suporte suficiente. Assim, o uso constante pode causar problemas futuros no pescoço e costas. 

Dores no peito

A forma do sutiã, a pressão causada pelo ajuste ou, até mesmo, os arames que dão sustentação podem ser causadores de dores diretamente no peito. 

Dores nos mamilos

O tecido do sutiã, se não bem ajustado ao tamanho do seio, pode ter um atrito com os mamilos, causando, assim, irritação ou machucados numa zona que é bem sensível. 

Problemas de pele

Nesse caso, deve-se prestar atenção em duas partes do sutiã: a primeira é em relação à sustentação que, se não for adequada, pode causar estrias. A segunda é a alça que, com o uso constante, pode causar sulcos nos ombros. 

Dores de cabeça

Por fim, aquela dor de cabeça que parece ser inexplicável, na verdade, pode ter uma explicação e também está relacionada com o mau uso do sutiã. O tensionamento dos músculos causados por um sutiã que não é adequado ao corpo pode causar dores de cabeça. 

 

Apesar desses problemas serem algo constante na vida de algumas pessoas, eles tem solução. Veja algumas dicas para fazer com que o sutiã deixe de ser um vilão:

1- Ajuste-o corretamente

Como já foi dito, o sutiã mal ajustado pode causar diversos tipos de problemas. A pulseira do sutiã deve estar apertada o suficiente para não escorregar, mas não muito tensionada, frouxa o suficiente para passar um dedo entre ela e a pele com facilidade. O importante é que não pressione tanto o ombro, mas que dê uma sustentação necessária. 

2- Encontre o tamanho do seu corpo

Existem algumas lojas que fazem as medições para te facilitar, porém, é possível fazê-las por conta própria. Para começar, meça o peito abaixo dos seios e arredonde para o número inteiro mais próximo, esse será o número do tamanho do seu sutiã. Além disso, a maioria das pessoas tem seios de tamanhos diferentes e é possível encontrar ajustes para equilibrá-los da melhor forma para que fique confortável.

3- O sutiã esportivo pode ser uma alternativa para atividades físicas

É importante escolher o tamanho certo do sutiã esportivo para que ele fique firme no momento da atividade. É imprescindível que ele não seja muito apertado para não causar dores, e também é importante que ele não seja muito frouxo para não ter atrito com os mamilos. 

4- O momento de trocar de sutiã

Com um bom uso e um bom cuidado, um sutiã pode chegar a 2 anos de vida útil. É importante lavá-los, pelo menos, mensalmente e ficar de olho nas marcas de uso, para que não fique muito frouxo com o tempo.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...