img

Saiba tudo sobre os cuidados com o cabelo

Conheça alguns hábitos que podem ajudar a ter fios mais saudáveis

Cuide dos cabelos finos com silicone

Cabelo fino e sem vida é uma queixa comum, embora poucas mulheres conheçam o melhor remédio. Condicionadores pesados ​​deixarão seu cabelo flácido. A melhor aposta é usar produtos com silicone, como dimeticona ou ciclometicona. Estes revestem os fios com uma película fina, criando cabelos mais cheios e não oleosos. O silicone permanece firme mesmo após o enxágue.

 

A alimentação pode ser uma aliada

Os mesmos alimentos nutritivos que são bons para o corpo, promovem um cabelo mais forte e saudável. Desfrute bastante de salmão e nozes! Suas proteínas e gorduras ômega 3 ajudam a criar um couro cabeludo mais saudável. Além disso, vegetais folhosos, feijão e cenoura também são bons para os fios.

 

Prefira o banho de água morna

A água quente pode retirar os óleos protetores que atuam como um condicionador natural, e o brilho natural do seu cabelo pode desaparecer. Mas isso não significa que você tenha que sofrer com banhos frios para evitar cabelos opacos. Em vez disso, use água morna para lavar o cabelo. Cuide do couro cabeludo, massageando-o enquanto lava com shampoo.

 

Aumente o volume

A plenitude do seu cabelo está nos seus genes - e na sua técnica de modelagem. Ruivas naturais têm cabelos mais grossos, enquanto as loiras têm os cabelos mais finos, porém em maior número. Felizmente, você pode aumentar o volume em qualquer cor. Use um condicionador ou mousse sem enxágue e seque primeiro a área da raiz. Vire o cabelo de cabeça para baixo enquanto seca, para ajudar a aumentar o volume.

 

Trate a caspa

A caspa não é um tipo de pele seca, apesar dos flocos brancos que caem sobre os ombros. Uma pequena doença cutânea do couro cabeludo é a culpada. Esfregar óleo no couro cabeludo ou outras receitas caseiras pode só piorar as coisas. Shampoos com remédios são a melhor solução, de acordo com a prescrição de um dermatologista. Deixe o shampoo por 5 minutos, para agir em seu couro cabeludo. Certifique-se de enxaguar bem.

 

Escove menos

Escovar demais o cabelo pode quebrar os pelos. A queda de cabelo é normal - a maioria das pessoas perde de 50 a 100 fios de cabelo todos os dias. Estes pararam de crescer e alcançaram um estágio de repouso. Contudo, para não perder mais cabelo do que o normal, use uma escova com cerdas arredondadas. Evite também escovar o cabelo molhado; em vez disso, use um pente.

 

Cuidado com penteados muito apertados

Rabos de cavalo e tranças são ótimas maneiras de mostrar seu estilo pessoal. Mas, quando são muito apertados, podem quebrar o cabelo e danificar as raízes. Sendo assim, solte o seu cabelo todas as noites! Para as tranças que duram meses, tente deixar o cabelo um pouco solto no couro cabeludo.

 

Evite o excesso de produtos químicos

O cabelo não muda apenas de cor à medida que envelhecemos - ele também se torna mais fraco e cresce mais lentamente. Os produtos químicos usados ​​em cabelos "maduros" devem ser mais fracos para evitar maiores danos.

 

Dê devida atenção ao frizz

A umidade é a causa de dias com cabelos rebeldes. Contudo, há mais eletricidade estática quando o ar está seco. Isso significa que o frizz também voa nos meses de inverno e nos climas mais desérticos. Use condicionador para interromper a eletricidade estática. Os shampoos com pH balanceado também podem acalmar os fios rebeldes em cabelos tingidos ou relaxados com produtos químicos.

 

Cuidado com mudanças extremas de cor

Talvez você seja uma morena que sempre quis ser loira, ou uma loira que quer ficar com os fios mais escuros. Esteja ciente de que você está arriscando danificar seu cabelo com mudanças de cor mais extremas. Alguns dermatologistas recomendam ficar dentro de três tons de sua cor natural.

 

Não abuse do secador de cabelo

Secar o cabelo frequentemente com secador é prejudicial para os fios, e pode até causar queda. Quando você for secar, diminua a potência do secador. Os cabelos mais finos são especialmente sensíveis aos danos do calor, mas mesmo os fios mais grossos precisam de alguns cuidados. Além disso, proteja o seu cabelo antes de modelá-lo, usando um condicionador no banho e um protetor térmico pós-banho.

 

Proteja o cabelo do sol

O sol pode ser tão prejudicial para o seu cabelo quanto para a sua pele. A exposição ao sol pode ressecar o cabelo, especialmente se for pintado. Use um spray de cabelo leve com proteção solar de amplo espectro - ou use um chapéu quando o sol estiver mais forte. Cortes frequentes de verão podem manter suas pontas com aspecto mais saudável.

 

Cuidados antes de nadar

Evite os danos do cloro, enxaguando o cabelo antes de entrar na piscina ou usando uma touca de natação. Se o seu cabelo já estiver saturado de água, ele não absorverá tanto da piscina carregada de produtos químicos. Use também algum produto capilar que equilibre o pH para proteger ainda mais o cabelo.

 

Fique atento às mudanças em seu cabelo

Mudanças repentinas no cabelo, como cabelos quebradiços ou queda de muito mais cabelo do que o normal, podem - em alguns casos - ser um sinal de algum problema de saúde. Além disso, alguns medicamentos também podem causar queda de cabelo. Se você notar mudanças consideráveis em seu cabelo, não perca tempo e consulte um dermatologista para obter ajuda médica o mais rápido possível.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...