img

Óleo vegetal x óleo de canola: você sabe a diferença entre eles?

Saiba a melhor escolha na hora de fazer as suas compras no supermercado

Azeite de oliva, óleo de coco, de soja, de girassol… Hoje em dia são tantas opções para escolher que realmente é difícil decidir quais merecem um lugar na sua alimentação. Duas versões populares que geralmente são comparadas são o óleo vegetal e o óleo de canola… Você sabe as principais diferenças entre os dois?

Tanto o óleo vegetal quanto o de canola são óleos à base de plantas, neutros e econômicos com altos pontos de fumaça. Contudo, apesar do óleo de canola ser um óleo vegetal, ele possui uma maior proporção de gordura monoinsaturada em relação à gordura saturada do que a maioria dos outros óleos vegetais.

 

Óleo vegetal

Óleo vegetal é o termo utilizado para qualquer óleo processado que seja derivado de fontes vegetais, incluindo canola, soja, coco, girassol, milho, abacate, etc., ou uma mistura de vários óleos vegetais. Eles se mantêm líquidos à temperatura ambiente, tornando-os diferentes dos tipos sólidos de gorduras que são utilizadas para cozinhar. 

Esses tipos de óleos têm um sabor neutro e altos pontos de defumação, o que os torna excelentes opções para diversos métodos de cozimento, como assar, refogar, grelhar e fritar. Os seus benefícios nutricionais variam de acordo com a composição do óleo escolhido.

 

Óleo de canola

O óleo de canola é uma variedade de óleo vegetal, processado a partir das sementes da planta de canola - mestiça da planta de colza. Ele é rico em ácidos graxos ômega-3 e ômega 6 e relativamente pobre em gordura e em ácido erúcico. O óleo de canola é mais semelhante ao óleo de milho em relação às calorias, gordura, carboidratos, açúcar e teor de colesterol.

Além disso, esse tipo de óleo é uma ótima opção para frituras por conta de seu alto ponto de defumação, ou seja, ele pode ser aquecido a uma temperatura bastante alta antes de começar a fumegar e dar aos alimentos um sabor queimado e desagradável.

 

Quais são os benefícios dos dois?

Devido às gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas presentes nos óleos vegetais, eles auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) e reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Alguns dos óleos vegetais - especialmente de linhaça e soja - possuem ácidos graxos ômega-3 que são essenciais para manter a saúde do coração e a função cerebral. Além disso, eles são transportadores de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

Já o óleo de canola contém um alto teor de ácido alfa-linolênico (ALA) que pode ajudar a proteger o coração por diminuir a pressão arterial e a inflamação. Ele contém cerca de 7% de gordura saturada, ajudando também a reduzir os níveis de colesterol. Ademais, é rico em antioxidantes, como as vitaminas E e K, podendo auxiliar em problemas de pele, como acne e linhas finas.

 

Qual é o melhor para a saúde?

Óleo de canola Óleo de soja

Calorias por colher de sopa: 124

Gorduras: 14 g

Gordura saturada: 1 g

Carboidratos: 0 g

Fibra: 0 g

Açúcar: 0 g

Proteína: 0 g

Sódio: 0 g

Calorias por colher de sopa: 117

Gorduras: 13,6 g

Gordura saturada: 11g

Carboidratos: 0 g

Fibra: 0 g

Açúcar: 0 g

Proteína: 0 g

Sódio: 0 g

* Para fins de comparação, o óleo de soja foi utilizado como um exemplo de óleo vegetal na tabela nutricional acima, por ser o mais popular nos supermercados 

 

É possível notar que as informações nutricionais são bem semelhantes. Contudo, o óleo de canola é mais alto em gorduras monoinsaturadas e ômega-3 do que o óleo vegetal padrão, ambas consideradas “boas” e relacionadas a uma série de benefícios para a saúde, como o desenvolvimento cognitivo e a prevenção do câncer.

Embora o tipo de óleo vegetal possa variar, ele tende a conter consideravelmente mais gordura saturada do que a canola e, em altas doses, é associada a doenças cardiovasculares. Sendo assim, como o óleo de canola é mais baixo em gorduras saturadas e tende a ser mais alto em gorduras monoinsaturadas do que a maioria dos outros óleos vegetais, ele é considerado a opção mais saudável.

Atenção: Independentemente do óleo que você escolher, sempre verifique primeiro o rótulo nutricional. Selecione aqueles que tenham menos de 4 g de gordura saturada por colher de sopa. E, além disso, ao procurar especificamente por óleo vegetal, sempre cheque a lista de ingredientes e evite aqueles que contenham óleos parcialmente hidrogenados.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...