img

O que são os sonhos?

Os sonhos podem ser divertidos ou desagradáveis, mas o que significam, afinal?

Mesmo que não lembrem no dia seguinte, todos sonham. Os sonhos são, basicamente, uma linguagem simbólica com histórias e imagens criadas na mente entre dormir e acordar. Existem diferentes tipos: eles podem ser vívidos e causar sentimentos de felicidade, tristeza e até medo. Também podem parecer confusos ou perfeitamente racionais. São a via privilegiada de acesso ao consciente.

Eles acontecem a qualquer momento durante o sono. Contudo, aqueles mais vívidos ocorrem apenas durante a fase REM do sono, o último estágio do ciclo, quando o cérebro está mais ativo e os batimentos cardíacos aceleram. Essa também é a fase em que ocorre a paralisia do sono. Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. Especialistas afirmam que uma pessoa pode sonhar cerca de quatro a seis vezes por noite.

 

Sonhos lúcidos

Sonhos lúcidos são aqueles que se sabe estar sonhando. É um estado cerebral entre o sono REM e acordar. Estudos explicam que, quando acontecem, há um aumento da atividade cerebral em partes do cérebro que normalmente estão em repouso.

Algumas pessoas são capazes de influenciar seu sonho durante esse estado, mudando a história e seguindo por rotas diferentes. Essa tática pode ser muito boa às vezes, principalmente durante um pesadelo. Porém, muitos especialistas declaram que é melhor deixá-los fluírem de forma natural.

 

Pesadelos

Pesadelos são sonhos ruins, que podem causar tristeza, medo e angústia. São bem comuns tanto em crianças quanto em adultos. Muitas vezes aparecem por motivos de conflito, estresse, trauma, estresse pós-traumático, problemas emocionais, medicação, uso de drogas ou alguma doença.

Pesadelos específicos repetidamente podem servir como alerta, uma tentativa do subconsciente de lhe dizer algo, então preste atenção. Se não consegue descobrir os motivos dos pesadelos, é recomendado uma consulta com um profissional de saúde mental, que pode melhorar o quadro descobrindo causas e efeitos por meio de um diagnóstico especializado.

Lembre-se: por mais assustador que seja um pesadelo, ele não é real! E provavelmente não acontecerá na vida real.

 

Por que os sonhos acontecem?

Existem inúmeras teorias sobre o motivo dos sonhos acontecerem, mas não há uma resposta certa. Alguns pesquisadores afirmam que eles não têm propósito ou significado. Já outros dizem que são importantes para o bem-estar e para a saúde mental, emocional e física.

Em um estudo, pesquisadores acordaram algumas pessoas no momento em que estavam entrando na fase do sono REM. Dessa forma, descobriram que aqueles que não puderam sonhar tiveram mais tensão, ansiedade, depressão, dificuldade de concentração, falta de coordenação, ganho de peso e tendência a alucinar.

Portanto, muitos profissionais reiteram que os sonhos existem para incorporar memórias, processar emoções e ajudar a resolver problemas da vida. Enquanto alguns sonhos podem ser apenas o resultado da atividade cerebral normal, outros podem ajudar o cérebro a processar os pensamentos e os eventos do dia. Por exemplo, se você for para a cama à noite com um pensamento incômodo, poderá acordar com uma solução ou se sentindo melhor com a situação.

 

O que significam os sonhos?

Sigmund Freud (1856-1939), também conhecido como o pai da psicanálise, em seu livro “A Interpretação dos Sonhos”, explica que os sonhos são uma janela para o nosso subconsciente, que revelam os desejos do inconsciente, os pensamentos e as motivações de uma pessoa. A função do sonho para Freud consistia em uma maneira de as pessoas satisfazerem seus impulsos e desejos que não eram aceitáveis para a sociedade.

Como a psicanálise não se trata de uma ciência exata, da mesma forma que existem diferentes opiniões sobre o processo de formação dos sonhos, também existem diferentes visões sobre o que eles significam. Alguns especialistas afirmam que os sonhos não têm conexão com nossas emoções ou pensamentos reais. Outros dizem que eles podem refletir nossos próprios pensamentos e sentimentos mais profundos, como desejos, medos e preocupações, principalmente se acontecem repetidamente.

Muitas pessoas relatam ter sonhos recorrentes específicos: estão sendo perseguidas, caem de um penhasco ou aparecem nuas em público. Esses tipos de sonhos geralmente são causados por estresse ou ansiedade ocultos. Contudo, apesar de serem semelhantes, especialistas afirmam que o significado por trás do sonho é único para cada pessoa.

 

Os sonhos podem prever o futuro?

Muitas pessoas acreditam que os sonhos podem prever o futuro, seja por se tornarem realidade ou por falarem de um evento que ainda vai acontecer. Porém, segundo especialistas, o cenário mais provável é que seja devido a coincidência, memória ruim ou uma ligação inconsciente de informações conhecidas.

Mas, às vezes, os sonhos podem motivá-lo a agir de uma determinada maneira, moldando, assim, o futuro.

 

Por que os sonhos são difíceis de lembrar?

Os profissionais não sabem ao certo o motivo de os sonhos serem facilmente esquecidos. Alguns afirmam que lembrar de todos os sonhos dificultaria distingui-los das memórias reais. Além disso, durante o sono REM, o corpo pode desligar sistemas do cérebro que criam memórias, tornando os sonhos mais difíceis de lembrar. Apenas os que acontecem pouco antes de acordar, quando certas atividades cerebrais são reativadas, que existem a possibilidade de lembrar com facilidade.

Alguns especialistas dizem que não é sobre a mente esquecer os sonhos, mas que não se sabe maneiras efetivas de acessá-los. Os sonhos são armazenados na memória, esperando para serem lembrados. Isso explica o porquê de se lembrar de um sonho de repente: algo pode ter acontecido para desencadear a memória.

 

Dicas para recordar os sonhos

Uma pessoa com um sono profundo e que não acorda até de manhã tem menos chances de se lembrar de seus sonhos, em comparação com uma pessoa que acorda diversas vezes durante a noite. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a lembrar de seus sonhos:

  • Acorde sem alarme: ao acordar naturalmente, é mais provável que você se lembre de seus sonhos. Uma vez que o alarme dispara, seu cérebro se concentra apenas em desligar o som irritante, e não no seu sonho.
  • Lembre-se de lembrar: caso você queira se lembrar de seus sonhos, é mais provável que você se lembre pela manhã. Sendo assim, antes de dormir, lembre-se de que você quer se lembrar do seu sonho.
  • Reprodução dos sonhos: se você pensar no seu sonho logo após acordar, pode ser mais fácil lembrá-lo mais tarde.

 

Como dar sentido aos seus sonhos

Se você estiver curioso sobre seus sonhos ou quer descobrir um possível significado por trás deles, a melhor coisa a se fazer é manter um diário de sonhos. Deixe um caderno e uma caneta ao lado da cama e registre os sonhos pela manhã, ao acordar, enquanto a memória ainda está fresca.

Anote qualquer coisa, lembranças ou sentimentos quanto a isso, mesmo se lembrar apenas de informações aleatórias. Além disso, atribuir um título para cada sonho também pode ajudar a dar sentido a eles, principalmente se você quiser compreender sobre sonhos específicos.

Os sonhos são um fascínio da humanidade desde o início dos tempos e provavelmente ainda continuarão a intrigar por bastante tempo. Apesar dos avanços científicos que permitem aprender muito sobre o funcionamento do cérebro humano, nunca se saberá com certeza os significados por trás dos sonhos.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...