img

Músculos doloridos são um bom sinal?

Dor nos músculos após exercícios físicos é um indício de que eles estão se recuperando

Se você já fez um treino intenso e acordou com os músculos doloridos no dia seguinte, você não está sozinho. Até mesmo atletas profissionais e levantadores de peso são suscetíveis a dores musculares e rigidez de vez em quando. Mas os músculos doloridos são um bom sinal?

Sentir dor nos músculos após atividades físicas é bastante normal. Também chamado de dor muscular de início tardio (DMIT) ou febre muscular, geralmente ocorre de 12 a 72 horas após exercícios extenuantes, especialmente em iniciantes. 

Quando você exercita um músculo que raramente é usado, ou o pressiona com pesos muito pesados, está causando pequenas rupturas em suas fibras musculares. A dor costuma ser temporária, durando à medida que os músculos se adaptam e se reparam. Gradualmente, seus músculos ficam maiores e mais fortes.

No entanto, a DMIT nem sempre pode ser um bom sinal se você estiver exagerando. Dor é a forma de seu corpo sinalizar que é hora de diminuir a atividade muscular para evitar mais danos.

Causa

Os músculos são compostos por duas proteínas: actina e miosina. Elas se sobrepõem, formando uma estrutura semelhante a uma ponte. Quando o músculo é colocado sob mais tensão do que o normal, causa uma perturbação e separação nas estruturas das proteínas. Isso coloca maior pressão nas unidades musculares ativas restantes e aumenta o dano às fibras musculares . 

Muitas vezes, acredita-se - erroneamente - que a dor muscular de início tardio após o exercício é devido ao acúmulo de ácido láctico. No entanto, o que está causando a dor é o microtrauma nas fibras musculares que aciona os receptores de dor no corpo. Além disso, o acúmulo de cálcio dentro das células ativa proteases e fosfolipases, que quebram e degeneram a proteína muscular. Tudo isso estimula a inflamação da área afetada e causa dor.

Sintomas

A DMIT é um conjunto temporário de sintomas que ocorrem à medida que seus músculos se adaptam ao aumento da tensão. Os sintomas aumentam de 12 a 72 horas após o treino e geralmente desaparecem dentro de uma semana. Os principais sintomas incluem: 

  • Dor surda (contínua e imprecisa, sem grande intensidade) na área afetada;
  • Sensibilidade muscular (hiperalgesia) ou rigidez;
  • Amplitude de movimento reduzida;
  • Força muscular diminuída;
  • Inchaço muscular e fadiga.

Como prevenir

Embora a DMIT não possa realmente ser evitada, você pode tomar algumas medidas de precaução antes de se exercitar para reduzir a intensidade da dor e evitar que ela piore:

  • Certifique-se de fazer exercícios adequados de aquecimento e relaxamento antes e depois dos treinos. Isso pode diminuir o risco de lesão do tecido;
  • Use roupas de treino de compressão, que podem manter os músculos contraídos e reduzir o inchaço;
  • Mantenha-se hidratado e coma alimentos ricos em proteínas, magnésio, ácidos graxos ômega-3, antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias;
  • Treine com a ajuda de um instrutor profissional qualificado;
  • Evite esticar demais e levantar pesos muito pesados ​​em formas ou posturas inadequadas durante o exercício. É melhor fazer pesos mais leves em mais séries e com a forma adequada.

Tratamento

A DMIT geralmente não requer tratamento. Os sintomas desaparecem por conta própria com o tempo, se você não exercitar continuamente os músculos. Contudo, algumas ações simples podem ajudar a aliviar a dor.

  • Massagem

Massagear os músculos doloridos após exercícios de alta intensidade, usando rolos de espuma (liberação auto-miofascial), aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos. Isso ajuda a aliviar a rigidez e auxilia os músculos a retornar às suas funções normais. Procurar um massagista profissional ou fisioterapeuta também pode ajudar.

  • Analgésicos tópicos

A aplicação de analgésicos tópicos à base de mentol ou cremes para alívio da dor, bálsamos e adesivos sobre a área afetada pode ajudar a aliviar a dor. Os produtos devem ser usados ​​de acordo com as instruções da embalagem.

  • Banho quente fumegante

Tomar um banho quente fumegante após o exercício dilata os vasos sanguíneos, melhora a circulação sanguínea e auxilia os músculos a relaxar. Aplicar gelo nos músculos doloridos também pode ajudar.

  • Terapia de banho de contraste

Esta terapia envolve uma série de breves imersões em água que alternam entre quente e fria. As mudanças na temperatura contraem e expandem as veias, o que fornece nutrientes aos músculos e ajuda na cicatrização dos tecidos lesados.

Além disso, a importância do descanso não pode ser superestimada. Especialmente após um treino intervalado de alta intensidade (HIIT), você deve descansar para permitir que seus músculos se recuperem.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...