img

Hélio de La Peña: "Minha expectativa em relação aos governos é sempre a de que eles gerem muitas piadas, para não faltar serviço." (Entrevista 1999)

Confira na íntegra a entrevista que o ator, roteirista e humorista Hélio de La Peña concedeu ao Saude

Em entrevista exclusiva ao portal saude.com.br, o humorista Hélio de La Peña fala sobre a experiência de ser pai novamente aos 40 anos, qualidade de vida e sobre como foi fazer um filme. Em "A Taça do Mundo é Nossa", Hélio afirma ter participado de todas as etapas da produção. Ele conta, ainda, nesta entrevista, que seus momentos de lazer, como a pelada sagrada às sextas com a turma do casseta, são coisa séria.

 

Você foi pai na juventude e, agora, depois dos 40 anos, teve mais dois filhos. Qual a diferença entre as duas fases? O que mudou no seu comportamento?

Hélio de La Peña: Eu não era tão jovem quando tive meu primeiro filho, tinha 33 anos. De qualquer forma, a experiência ajuda. O fato de estar mais rodado e ter um moleque no currículo me tornou um pai menos apavorado. Eu já sabia que esses bichinhos são resistentes e suportam muitas das nossas barbeiragens. Deu até pra escrever o “Livro do Papai” (Editora Objetiva), um divertido e inútil guia para os pais de primeira viagem.

 

Acha que algum de seus filhos vai seguir a carreira de humorista?

Hélio de La Peña: Não alimento esse tipo de sonho. Meu sonho é que eles descubram algo de que gostem muito e que não fiquem desempregados.

 

Você os incentivaria no mundo artístico de um modo geral?

Hélio de La Peña: Não pretendo tomar a iniciativa. Se eles se interessarem, vão se chegar e, se levarem jeito, vou dar força. Mas eles têm que buscar seus próprios caminhos, seja na vida artística, no mercado financeiro ou vendendo muambas do Paraguai.

 

Em relação ao governo Lula, quais eram as suas expectativas na época das eleições? Tiveram respostas?

Hélio de La Peña: Minha expectativa em relação aos governos é sempre a de que eles gerem muitas piadas, para não faltar serviço. Nesse sentido, o governo Lula não tem me decepcionado.

 

Como foi a experiência de fazer um filme?

Hélio de La Peña: Foi ótima. Participei de todas as etapas da gestação de um filme, desde a criação do roteiro até a estratégia de lançamento, passando pela escolha da trilha sonora, montagem, palpites na direção... Sem falar no trabalho de ator e na coordenação do livro com roteiro e bastidores. Enfim, uma experiência rica e divertidíssima.

 

Como é o seu dia a dia? O que gosta de fazer nas horas de lazer?

Hélio de La Peña: Gosto de ler, ir ao cinema, assistir a um show, brincar com meus filhos e ficar de bobeira em casa. Mas nunca consigo fazer tudo isso.

 

Como cuida de sua saúde?

Hélio de La Peña: Deixo a saúde rolar solta, só cuido das doenças, quando pintam.

 

Você pratica algum esporte?

Hélio de La Peña: Tem uma peladinha da galera da casseta, toda sexta-feira, que é sagrada. Mas não sei se posso chamar isso de esporte.

 

Para você, qual é a melhor definição de qualidade de vida?

Hélio de La Peña: Fazer de tudo um pouco, sem paranoia.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...