img

Cuidado com os alimentos crus!

Tenha bastante atenção antes do consumo de alimentos crus, pois podem ser perigosos à saúde

A alimentação crua tem ganhado cada vez mais espaço no prato dos brasileiros, principalmente pela popularização da comida japonesa. Contudo, os cuidados certos na preparação deste tipo de alimento são essenciais para não causar doenças e problemas de saúde. Confira abaixo uma lista dos alimentos crus mais consumidos e como prepará-los do modo correto.

 

Sushi

Preparado com peixe magro, vegetais e abacate, o sushi pode ser uma boa maneira de obter vitaminas e ácidos graxos ômega 3. Mas o sushi também pode conter bactérias e parasitas, como a anisaquíase, que pode causar vômito, diarreia e dor de estômago.

Crianças pequenas, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas com problemas imunológicos devem evitar comer peixes crus ou mal cozidos. Devem ser evitados peixes que possam ter um alto teor de mercúrio, como o peixe-espada, o atum patudo e o tubarão. 

Carne de Porco

Crua ou mal cozida pode conter bactérias, como a Salmonella, E. coli e Listeria. Você pode ficar doente por comer carne de porco que não foi cozida o suficiente ou por tábuas de corte, bancadas ou utensílios que tocaram a carne crua. Ela deve ser cozida a no mínimo 62°C, e depois deixada em repouso por pelo menos 3 minutos antes de servir.

Ostras

As ostras podem ter vírus e bactérias. Se não forem bem cozidas, elas podem infectar quem as comerem. As ostras podem transmitir uma infecção chamada vibriose, que pode deixar você muito doente. Também podem transmitir a hepatite A, um vírus que causa doenças do fígado. Cozinhe totalmente as ostras antes de comê-las. 

Ceviche

Um prato da culinária peruana que contém frutos do mar crus marinados no suco de limão ou lima. Tal qual o sushi, há uma chance de ele conter bactérias e parasitas que podem causar intoxicação alimentar. Evite peixes crus ou mal cozidos, especialmente se você estiver em um grupo de alto risco, como mulheres grávidas e amamentando, ou tiver problemas imunológicos. Cozinhe frutos do mar a, no mínimo, 62°C. Caso os frutos do mar sobrem, precisam ser cozinhados a 74°C para serem consumidos novamente.

Tartare de Carne

Tartare de carne ou de frango é carne sendo comida crua. Carne e aves cruas são os alimentos mais prováveis de causar intoxicação alimentar. Eles podem ter todos os tipos de bactérias, de E. coli a Salmonella, que podem deixar você muito doente. Certifique-se de que as carnes sejam devidamente cozidas. 

Ovos

Os ovos frescos podem conter Salmonella, o que pode causar intoxicação alimentar. A melhor forma de evitar é se certificar de cozinhar os ovos até que a clara e a gema estejam firmes. Refrigere os ovos ou alimentos que contêm ovos logo após cozinhá-los. Em receitas que pedem ovos crus, como o molho César ou a maionese caseira, use apenas ovos pasteurizados. 

Farinha de trigo e Massa

A farinha pode conter bactérias como E. coli e Salmonella. Não experimente a massa crua e não adicione farinha a alimentos que não serão cozidos. Crianças também não devem brincar com farinha ou massa. Quando terminar de usar a farinha, não se esqueça de lavar bem as mãos.

Batata

O que fazer com uma batata que ficou verde ou com brotos crescidos? A parte verde de uma batata e os brotos crescidos contêm solanina e chaconina, que são toxinas que podem causar enjôo, diarréia, febre, dor de cabeça e vômitos. Corte a parte verde até onde você consegue vê-la e lave as batatas antes de prepará-las. Após isso, cozinhe-as completamente e nunca as coma cruas. Evite comer batatas que criaram brotos. 

Feijão Vermelho

Não coma feijões vermelhos crus, pois podem deixar você muito doente. Os feijões, especialmente os vermelhos, têm uma proteína chamada lectina ou PHA, que pode ser tóxica e interferir no metabolismo de algumas pessoas. Ela geralmente é destruída durante o cozimento. Deixe o feijão vermelho cru de molho por pelo menos 5 horas, escorra-o e ferva-o por no mínimo 30 minutos. Não o cozinhe em fogo baixo, porque não vai deixar os grãos quentes o suficiente para matar essa toxina.

Cogumelos Selvagens

Alguns cogumelos selvagens possuem toxinas como agaritina e amatoxina. Eles podem causar danos ao fígado e outros problemas graves de saúde. Mesmo os cogumelos crus que não contêm essas toxinas podem causar vômitos, diarreia e dor de estômago, se não forem limpos antes de comê-los.

Inhame

Só deve ser ingerido cozido. O inhame cru contém compostos chamados oxalatos, que podem causar inchaço e irritação nos lábios, na boca e na garganta. Cozinhar o inhame, especialmente com leite, ajuda a diminuir o efeito dessas toxinas.

Sementes de Mamona

Atenção! Mastigar e engolir uma semente de mamona, pode deixar você exposto a um veneno chamado ricina. Somente um pouquinho já pode ser fatal. Se apenas a semente for engolida e não mastigada, há uma chance de seu corpo não ingerir a ricina.

Mandioca

Crua possui traços de cianeto. Se as raízes forem descascadas e bem cozidas, podem ser consumidas em segurança. Mas se elas forem consumidas cruas ou mal cozidas, podem causar diarreia, dor de estômago e vômitos.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...