img

Qual é a melhor hora do dia para treinar?

Estudo recente afirma que exercícios vespertinos possuem mais vantagens do que matutinos

Segundo estudo publicado em maio de 2021 no jornal acadêmico europeu Diabetologia, exercícios físicos praticados pela tarde podem ser mais eficazes do que os feitos pela manhã, em relação à melhora da saúde metabólica. A pesquisa foi realizada com homens obesos e com dietas ricas em gorduras, e a conclusão é que a atividade física vespertina modera os efeitos indesejáveis para a saúde de uma dieta gordurosa, diferentemente da matutina. Além disso, o estudo encontrou evidências que afirmam que exercícios físicos praticados à tarde possuem algumas vantagens particulares.

O nosso corpo - todos os órgãos, tecidos e células - possui um “relógio interno” para seu funcionamento total. Algumas ações desse relógio ainda são desconhecidas, mas especialistas as analisam com base em sinais complexos internos e externos. Muitos pesquisadores acreditam que o horário para treinar e se exercitar também segue um relógio interno, mas estudos anteriores apresentam resultados inconsistentes e opostos.

Contudo, muitos desses estudos focaram apenas em um único tipo de exercício e não monitoraram as refeições das pessoas durante a análise. Já o estudo veiculado pelo jornal Diabetologia decidiu controlar a dieta das pessoas e, ao mesmo tempo, observar seu horário de fazer atividades físicas, separando os efeitos resultantes em cada um dos casos.

Os pesquisadores recrutaram 24 homens sedentários e com sobrepeso. Os voluntários tiveram sua condição física checada e informaram sua dieta rotineira. Depois, um novo cardápio foi fornecido a eles, com cerca de 65% de gordura. Os homens ingeriram apenas alimentos ricos em gordura durante cinco dias e retornaram ao laboratório para mais testes. Com isso, os cientistas os dividiram em três grupos: um praticou exercícios diários às 6h30 da manhã, outro às 18h30 e o último grupo continuaria sedentário, a fim de controle.

Os 24 voluntários mantiveram a dieta rica em gordura por mais cinco dias e os dois grupos que faziam atividade física diária intercalavam exercícios intensos com mais leves a cada dia. Depois desse tempo, os pesquisadores repetiram os testes do início do estudo e os resultados foram desconcertantes: depois dos primeiros cinco dias apenas ingerindo alimentos gordurosos, sem exercícios, o colesterol dos voluntários disparou, principalmente o LDL - o “colesterol ruim”. Além disso, houveram mudanças metabólicas e cardiovasculares, contribuindo para o surgimento de doenças do coração.

Após os cinco dias com treinos diários, o grupo que se exercitou pela manhã conseguiu atenuar esses efeitos. Em contrapartida, o grupo que realizou apenas exercícios físicos vespertinos reduziu os piores impactos dessa dieta rica em gordura. Ademais, os voluntários apresentaram níveis de colesterol menores depois dos cinco dias, melhorando o metabolismo de gorduras e o controle do açúcar no sangue, como também uma melhora nas moléculas relacionadas à saúde cardiovascular.

Os cientistas concluíram com o experimento, então, que treinar no final da tarde diminuiu e até reverteu algumas das mudanças do nosso corpo, enquanto o matinal não. A pesquisa não explica o motivo, mas os pesquisadores acreditam que os exercícios vespertinos têm mais impacto sobre o “relógio interno”, as moléculas e a expressão genética. Os especialistas planejam continuar investigando esse assunto no futuro, com diferentes ângulos e voluntários, a fim de comparação.

Mas vale ressaltar que esse estudo não sugere que os exercícios físicos feitos pela manhã não são bons. Além do mais, na pesquisa em questão, os homens voluntários ficaram mais aptos do ponto de vista aeróbico. Lembre-se que qualquer exercício é melhor do que nenhum, independentemente do horário praticado. Cuide da sua saúde e exercite-se!

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...