img

Vida saudável: o que acontece com seu corpo quando você bebe bastante água?

Você tem o costume de beber muita água? Veja os benefícios desse hábito

Você se mantém regular

É comum ficar um pouco constipado se não beber água o suficiente. Inatividade, mudanças na dieta, doenças e até mesmo estresse podem agravar o problema. A constipação geralmente passa por conta própria, mas pode melhorar com exercícios, medicamentos sem receita e, claro, água. Consulte um médico se a sua prisão de ventre durar mais de uma ou duas semanas ou se você tiver tonturas, dores fortes na barriga ou sangue nas fezes. Estes podem ser sinais de algo mais grave.

 

As articulações funcionam melhor

A água constitui uma grande parte da cartilagem articular, que ajuda a absorver o choque e tornar os movimentos ‘osso contra osso’ mais suaves. A água também pode ajudar a manter a gota (uma condição dolorosa nas articulações) sob controle. Além disso, ajuda a eliminar toxinas do corpo que também podem inflamar as articulações.

 

O suor

E isso é bom! Conforme o suor evapora de sua pele, ele esfria seu corpo. Beba alguns copos extras de água algumas horas antes de sair para fazer exercícios. Tente tomar cerca de 10 grandes goles a cada 15 minutos ou mais durante o treino também. Lembre-se de que você pode não ver o suor que perde se estiver na piscina ou em uma academia com ar-condicionado.

 

Evita desidratação

Sem água suficiente, você pode suar muito líquido. Você também pode perder sódio e potássio de que seu corpo necessita, especialmente no calor. Quando isso acontece, você pode ficar com sede, fazer menos xixi do que o normal e ficar com a boca seca. Pode até sentir tonturas, vertigens e confusão.

 

Os rins ficam mais saudáveis

A água ajuda os rins a remover os resíduos do sangue. Se você não beber água o suficiente, esses resíduos - junto com os ácidos - podem se acumular. Isso pode fazer com que seus rins fiquem obstruídos com proteínas. A desidratação também pode causar cálculos renais e infecções do trato urinário.

 

Mantém o cérebro atento

Você pode não se lembrar tão bem, pensar com tanta clareza ou se concentrar tão facilmente quando estiver bebendo pouca água. E você não precisa estar  desidratado. Isso pode acontecer se você estiver um pouco abaixo de onde deveria estar. Quão pouco? Menos de 4 copos de água em uma pessoa de 70 quilos!

 

Melhor desempenho atlético

Uma desidratação leve pode deixá-lo cansado. Portanto, faz sentido que os atletas que substituem o suor que perdem por água e eletrólitos (minerais como sódio e potássio), tenham temperatura corporal mais baixa, mais músculos, corações mais fortes, mais força cerebral e mais energia. Tudo isso contribui para um melhor desempenho.

 

Perder peso

Pessoas que tomam apenas 2 ou 3 copos de água a mais que o recomendado parecem ter menos gordura, açúcar, sal e calorias totais ao longo do dia. Isso significa que a hidratação adequada pode ajudá-lo a perder peso. A água extra pode substituir as calorias vazias e açucaradas que muitas pessoas bebem nas refeições. A água também parece acelerar o seu metabolismo e ocupa espaço no estômago para que você se sinta mais satisfeito.

 

O coração funciona melhor

Uma desidratação leve afeta seus vasos sanguíneos (tornando-os menos elásticos) da mesma forma que fumar um cigarro. Beber pouca água também leva a menos sangue no corpo, o que pode diminuir a pressão arterial e aumentar a frequência cardíaca. Leva apenas de 15 a 20 minutos para que a água seja suficiente para equilibrar as coisas.

 

Qual a quantidade suficiente?

Uma boa regra prática é 15 copos por dia para homens e 11 copos para mulheres. Mas lembre-se de que isso inclui fluidos totais. Você obtém de 20% a 30% de sua água dos alimentos. Você obtém mais de outras bebidas, como suco, chá e leite. Se você estiver doente, precisará de mais (especialmente com diarreia ou vômito).

 

Não abuse!

Excesso de água pode diluir o sal no sangue o suficiente para deixá-lo doente (isso é chamado de hiponatremia). Além disso, não exagere se tiver certos problemas de saúde ou tomar medicamentos que o façam reter água, como anti-inflamatórios não esteroides, opiáceos, antidepressivos ou outros. Beba o suficiente para manter um tom amarelo na cor da urina, mas não ao ponto de ficar sempre límpido, ou você passa o dia todo no banheiro. Fale com o seu médico se não tiver certeza da quantidade ideal para você.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...