img

Fraldas de criança: pano ou descartável?

As fraldas são produtos que podem atormentar os pais, tanto os mais novos quanto os mais velhos

Alguns critérios principais precisam ser considerados quando se trata de escolher a melhor fralda para o bebê: o jeito que ela cabe na criança, sua absorção, o nível de conforto e a facilidade de movimento. Os pais podem entrar no dilema da disputa entre as fraldas de pano e descartáveis. O que é mais seguro? 

As escolhas são diferentes e tudo depende do que melhor se adapta aos pais, ao seu estilo de vida e ao seu orçamento. Para a maioria dos novos pais, tudo se resume às escolhas entre custo, impacto ambiental e conveniência, até porque acaba sendo difícil ignorar o quão fácil e prático pode ser usar fraldas descartáveis.

 

Fraldas de pano

A fralda de pano dupla é super macia e absorvente, confeccionada com tecido duplo de fibras 100% algodão e pode ser utilizada de diversas formas, como fralda infantil para bebê e fralda de pano para a boca do bebê. 

As fraldas ecológicas são feitas de materiais naturais e têm três opções de tecidos internos: dry-fit, microsoft e algodão. A dry-fit é a alternativa mais fresca e leve: o tecido de secagem rápida possui toque seco e mantém o bebê sequinho por mais tempo.

A principal vantagem das fraldas de pano é que são ecológicas, já que podem ser reutilizadas. Também podem ser usadas por mais de uma criança, se necessário. Além disso, essas fraldas economizam dinheiro, o que pode ser um fator importante para a maioria das famílias. Acredita-se que economizam até a metade do custo das fraldas descartáveis. 

Contudo, também há a desvantagem delas exigirem lavagem, o que pode não ser muito prático, já que um recém nascido pode precisar de até 12 fraldas por dia, e as crianças pequenas utilizam de seis a oito fraldas diárias. Ademais, elas podem ser inconvenientes caso os pais saiam ou viajem muito. E, em relação ao financeiro, as fraldas de pano exigem um grande capital no início, porque o investimento inicial é bem maior do que as descartáveis. Eventualmente, os custos vão se nivelar porque as fraldas são reutilizáveis, porém é caro começar.

Além do mais, elas têm alguns custos ocultos que vão além da própria fralda. Os pais precisam considerar a lavagem (é necessário água muito quente para matar as bactérias) e os custos de secagem, que incluem eletricidade, detergente e água. Os pais também precisam fazer um orçamento para o número de fraldas necessárias, considerando o tempo de lavagem e secagem.

 

Fraldas descartáveis

Ninguém pode negar a facilidade e a conveniência das fraldas descartáveis. Mas, a crescente consciência sobre o custo e o impacto ambiental é um assunto que tem tido bastante relevância, e que alguns pais simplesmente não conseguem deixar de lado.

As fraldas descartáveis vêm em uma grande variedade e oferecem várias opções quando se trata de tamanho, tipo ou necessidade, para que os pais não precisem se preocupar em fazer a escolha errada para o bebê e desperdiçar dinheiro. Outra importante característica é que são mais absorvíveis, fazendo com que os pais não precisem trocar com tanta regularidade, o que pode facilitar o uso.

Entretanto, as desvantagens também estão bem presentes, principalmente no contexto ambiental. Elas têm um enorme impacto no meio ambiente, com algumas marcas levando surpreendentes 500 anos para se decomporem. São um grande contribuinte para os gases de efeito estufa, porque poucas pessoas se livram das fezes no banheiro antes de jogá-las fora, que acabam se decompondo nos aterros sanitários e liberando metano no processo. Ademais, essas fraldas contêm materiais que podem contribuir para a sensibilidade e irritação da pele sensível do bebê.

Em relação aos cuidados com a pele do bebê, as descartáveis serão sempre as melhores, pois são desenvolvidas com melhor capacidade de absorção de umidade e têm maior capacidade de retenção. Fraldas de pano exigirão mais trocas, para evitar o excesso de exposição à umidade na bundinha do bebê, incluindo um maior comprometimento por parte dos pais com as trocas noturnas.

 

A disputa entre os dois tipos de fralda tem se tornado um assunto relevante e muito comentado. Escolher entre fraldas descartáveis ​​e fraldas de pano pode ser difícil. Porém, depois de conhecer o básico de cada uma, fica mais fácil decidir. A escolha depende de preferências pessoais e estilo de vida. Existem opções para cada família e pode-se optar por alternar entre os dois tipos de fraldas.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...