img

Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta sobre riscos de brincadeiras com fogo durante época de festa junina

SBD dá dicas para evitar queimaduras acidentais e de ações de primeiros socorros

Junho é o mês das festas juninas, uma tradição folclórica marcada por muitas comidas típicas, brincadeiras, quadrilhas e roupas caipiras ou quadriculadas. Para muitas pessoas, a festa também é marcada por estalinhos (brinquedos com pólvora), fogueiras, balões e fogos de artifício. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aproveita a época e conscientiza a população quanto aos riscos de queimaduras decorrentes de brincadeiras com fogo.

A fogueira é um símbolo das festas juninas, mas é preciso ter muito cuidado com a aproximação do fogo, principalmente com crianças pequenas que não conseguem ter dimensão do perigo. Os fogos de artifício, se manuseados de forma incorreta, podem causar queimaduras, além de mutilações nos dedos, machucados nos olhos e até surdez. Os inocentes estalinhos, feitos de pólvoras, também são perigosos, podendo causar grandes acidentes. Já o ato de fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas, áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, além de proibido, é considerado crime ambiental e pode causar sérios riscos à saúde.

É válido lembrar que queimaduras são lesões na pele provocadas geralmente pelo calor, mas também podem ser provocadas pelo frio, pela eletricidade, por certos produtos químicos, por radiações e até fricções. Segundo Samuel Mandelbaum, médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, "a pele pode ser destruída parcialmente ou totalmente, atingindo desde pêlos até músculos e ossos. Os tipos de queimaduras são: 1º grau, quando atinge a camada mais superficial da pele, e a lesão é vermelha, quente e dolorosa; 2º grau superficial, que gera bolhas e muita dor; 2º grau profunda, quando é menos dolorosa, a base da bolha é branca e seca; e 3º grau, que é indolor, acomete todas as camadas da pele, pode chegar até aos ossos e gerar sérias deformidades".

Quando os cuidados não forem suficientes e o acidente com fogo acontecer, a SBD recomenda algumas ações de primeiros socorros. Coloque a área queimada debaixo da água fria ou coloque compressas limpas e frias sobre a queimadura, até que a dor desapareça. Este é o melhor tratamento de urgência da queimadura, até que se procure atendimento médico. Para as queimaduras de 1º grau, é importante manter a área de queimadura hidratada, usando óleo mineral ou vaselina líquida. Já no caso de formação de bolhas, as mesmas não devem ser retiradas, pois elas servem de curativo biológico. Deve-se procurar um médico, e após a cicatrização, é necessário usar filtro solar no local para evitar o surgimento de manchas.

A SBD também alerta que tratamentos caseiros de queimaduras podem causar infecções na ferida e alergias. Não é recomendado usar pasta de dente, clara de ovo, manteiga ou outras receitas indicadas por amigos ou buscadas na internet. Os tratamentos dependerão do tipo de cada queimadura e extensão, e podem ser indicados por um médico dermatologista.

Busque atendimento médico imediato se:
- A queimadura for considerada de segundo ou terceiro graus.
- A área queimada for grande, mesmo que a queimadura não pareça grave, ou sempre que a queimadura parecer cobrir mais de 15 a 20% do corpo.
- A queimadura for provocada por fogo, corrente elétrica ou substância química.
- A queimadura for no rosto, couro cabeludo, articulações ou genitais.
- A queimadura parecer estar infectada (inchada, com pus, cada vez mais roxa ou com linhas roxas na pele que rodeia a ferida).

Para mais informações, acesse www.sbd.org.br ou procure um médico associado à Sociedade Brasileira de Dermatologia.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...