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Pré e pós-treino: qual a alimentação correta?

A alimentação é uma grande aliada para que os treinos tenham mais resultados

Treinar em jejum pode fazer com que você perca massa muscular e pode causar até hipoglicemia (pouco açúcar no sangue), fazendo com que você passe mal durante o treino. A alimentação do pré-treino deve ser pobre em gordura e fibras, para evitar o estresse gastrintestinal durante o treino, moderada em proteínas e rica em carboidratos, para manter a glicemia.

Ao menos uma hora antes do treino é necessário consumir um alimento que contenha carboidrato, para fornecer energia para nosso corpo. Também é necessário haver ingestão adequada de líquidos para manter a hidratação.

Boas opções de lanches pré-treino são: aipim/mandioca, inhame, batata doce e banana da terra. Contudo, não consuma em excesso, pois pode dificultar a digestão e prejudicar o treino.

Já no pós-treino, o principal objetivo é providenciar energia e carboidratos necessários para a reposição do glicogênio muscular. Após o exercício, a ingestão de carboidratos é extremamente necessária para a recuperação, bem como a reposição de líquidos perdidos no suor. A combinação de proteína e carboidratos no pós-treino de hipertrofia irá favorecer o aumento de massa muscular.

De modo geral, boas opções de pós-treino são: ovos, carne, peixes ou frango acompanhados, de preferência, de uma salada ou por aipim/mandioca, batata doce ou banana da terra. Vitaminas com frutas também são opções práticas para o lanche pós-treino.

A quantidade de proteína necessária é possível de ser obtida por meio de uma alimentação balanceada, que, portanto, é suficiente para fornecer a proteína que permita a síntese protéica, necessária para o ganho de massa muscular, não havendo necessidade de qualquer suplementação. O recomendável é que seja adotada uma alimentação equilibrada, balanceada, rica em fibras e pobre em gordura saturada.

Contudo, é importante lembrar que a escolha dos alimentos vai depender de qual exercício físico você faz e o horário que costuma se exercitar, além de outras variáveis.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

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