img

Você já fez o seu check-up vascular este ano?

O check-up vascular é fundamental para detectar doenças circulatórias o quanto antes

As doenças circulatórias são consideradas crônicas degenerativas e, por isso, a única forma de realizar um combate efetivo é pelo controle dos fatores de risco. E aí vem a pergunta: como isso seria possível? A partir do check-up vascular.

"Existem fatores de risco, obviamente, que não há como combater, como, por exemplo, a hereditariedade. Mas podemos utilizar esses critérios genéticos no sentido de fazer a orientação para prevenção das doenças. Existem também outros fatores, chamados ambientais, que podem ser modificados e, com isso, diminuir a chance da doença se manifestar. Se modificarmos o fator ambiental, acaba que modifica a expressão de gene. E aí a prevenção ganha uma grande força", explica o diretor técnico do Centro Integrado de Angiologia (Angiomed) do Distrito Federal, Dr. Antonio Carlos de Souza.

Na prática, tudo funciona de forma muito simples. Durante a consulta, o médico faz uma entrevista bem detalhada para buscar os fatores de risco e, depois, solicita os exames complementares - urina, sangue e imagens. Em geral, com relação aos procedimentos de imagem, os profissionais optam por aqueles não invasivos, que não agridem e oferecem zero risco para o paciente.

"O check-up funciona como uma triagem e, baseado nos fatores de risco, é possível identificar qual tipo de doença o paciente tem mais possibilidade de desenvolver. Veja só a importância disso. Podemos evitar muitas complicações e salvar vidas com essa pequena atitude", complementa o médico.

O check-up vascular é um programa criado, em 2015, pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) para ser adotado em todo o Brasil com o objetivo de detectar, o quanto antes, doenças circulatórias. Os anos de experiência permitem ao cirurgião vascular, Dr. Antonio Carlos, afirmar que a tendência é o comportamento da população começar a mudar. No consultório, ele já observa pacientes preocupados em orientar os parentes a procurarem o angiologista antes de estarem doentes.

"A medicina tradicional é voltada para curar as doenças. Isso é importante. Mas o check-up vascular vai além. Ele busca a prevenção. A prevenção resulta na melhor qualidade de vida, na diminuição das complicações, do uso de medicamentos, do número de cirurgias, de sequelas, de morbidade e mortalidade. Esperamos um grande impacto com esse programa de check-up vascular", conclui o doutor.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...