img

Você sabe a maneira correta de descartar medicamentos?

Entenda a importância para a população e para o meio ambiente da destinação correta de embalagens e medicamentos que passaram do prazo de validade

O Brasil é o sexto país que mais consome medicamentos no mundo. Com isso, sempre bate aquela dúvida sobre a destinação correta de embalagens e medicamentos que passaram do prazo de validade. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12.305 de 2010, estabeleceu regras de logística reversa para setores como o de agrotóxicos, pilhas, baterias e pneus, instituindo a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, cidadãos e empresas responsáveis pelo recolhimento dos resíduos sólidos urbanos e embalagens pós-consumo. No entanto, não há legislação específica que regulamente o descarte de remédios vencidos ou sem uso pelos consumidores.

O descarte de medicamentos vencidos no lixo comum (seco ou orgânico), na pia ou no vaso sanitário oferecem riscos ao meio ambiente, podendo contaminar a água e o solo, além de representar um risco às pessoas que manuseiam resíduos em aterros sanitários. Para os seres humanos, a principal preocupação é em relação aos antibióticos, estrogênios (hormônios que controlam a ovulação das mulheres) e substâncias usadas em tratamentos de quimioterapia. O maior risco é o desenvolvimento de bactérias resistentes aos antibióticos, já que eles ficam expostos no ambiente quando há descarte irregular dos mesmos. Já as substâncias quimioterápicas trazem a possibilidade de produzir mutações genéticas, e os estrogênios, usados em pílulas anticoncepcionais, são apontados por estudos internacionais como a causa da mudança de sexo em peixes, colocando em risco a existência dos peixes machos.

Segundo o especialista em farmácia Marcelo Rodrigues, colaborador do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), a solução ainda é incinerar as substâncias químicas. A recomendação é que o cidadão comum leve tais medicamentos onde há pontos de coleta, que geralmente são disponibilizados em determinados postos de saúde, unidades básicas de saúde e farmácias. "Algumas farmácias e instituições têm parcerias com as empresas responsáveis pela incineração destes resíduos e possuem uma cota que disponibilizam para coletar essas substâncias químicas dos consumidores que vivem na comunidade local", explica.

Mesmo que haja estações de tratamento de água e saneamento básico na sua cidade, comprimidos e soluções despejados no vaso sanitário, quando não vão para a rede de esgoto, infiltram-se no solo. Já as substâncias jogadas na pia, ainda que cheguem às estações de tratamento de água, estas não dão conta de eliminar todos os componentes, que podem acabar sendo despejados no mar. E os que vão parar no lixo comum contaminam os lençóis freáticos.

Outras medidas também podem ser importantes a fim de evitar o desperdício:

- Compre medicamentos apenas quando necessário;
- Procure comprar a quantidade exata, ou a que for mais próxima possível, do tratamento prescrito;
- Antes das consultas, verifique quais medicamentos você já possui em casa;
- Não interrompa o tratamento por conta própria.

Vale lembrar que as embalagens secas e as bulas podem ser recicladas. Procure os pontos de coleta mais próximos de você.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...