img

Hipertensão: o sal não é o único vilão!

Hipertensos devem evitar alguns alimentos e não apenas o consumo excessivo de sal

A hipertensão pode ter inúmeras causas, como a hereditariedade, excesso de peso, sedentarismo, alcoolismo, estresse e fumo. Os hipertensos devem ter uma alimentação saudável, já que alguns alimentos auxiliam no agravamento do quadro clínico, como alega a coordenadora e professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN), Mônica Dalmacio.

De acordo com a docente, muitas pessoas se preocupam apenas com a quantidade de sal na comida. Entretanto, o uso demasiado de sódio não deve ser a única das preocupações. "Além da ingestão de sal na quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde, de dois gramas por dia, a pessoa deve evitar também o consumo de gorduras, alimentos em conserva, enlatados e embutidos, além de alguns condimentos como mostarda e ketchup. Todos possuem grandes quantidades de sódio”, explica a especialista.

Por outro lado, uma alimentação equilibrada beneficia o funcionamento do organismo, melhorando o ritmo dos vasos sanguíneos e da musculatura do coração. Alguns alimentos auxiliam nesses processos, auxiliando as pessoas hipertensas. Segundo Mônica, "o cálcio, potássio, magnésio, as fibras solúveis e insolúveis são substâncias que possuem um papel positivo nesse trabalho dos vasos sanguíneos".

Paralelo a uma boa alimentação, os especialistas recomendam que os hipertensos também realizem atividades físicas regularmente.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...