img

Saúde na terceira idade: quais exames preciso fazer?

Saiba quais são os exames básicos e mais importantes para os idosos

A população brasileira está envelhecendo. Contudo, com o avançar da idade, aumentam também os riscos de desenvolver doenças. Por isso, é necessário redobrar os cuidados para viver esse período com muita saúde. Para quem está perto ou já chegou aos 60 anos, alguns exames tornam-se ainda mais importantes. Segundo a Dra. Rosita Fontes, do Bronstein Medicina Diagnóstica, esse ritual tem a intenção de conferir o estado geral do organismo e detectar precocemente doenças que ainda não se manifestaram. E, em muitos casos, quanto mais cedo forem diagnosticadas, maiores as chances de cura ou controle. É importante fazer os exames de acordo com a indicação do médico.

Algumas medidas gerais para a prevenção de doenças nessa idade são: ter um médico de confiança, a quem deverá levar todos os possíveis problemas de saúde; tomar as vacinas indicadas para a idade; aferir a pressão arterial periodicamente e usar camisinha para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A Dra. Rosita fala sobre alguns exames que seu médico poderá solicitar, conforme o caso:


Exames de sangue

- A dosagem da glicose pode identificar precocemente uma eventual tendência a apresentar diabetes. Em determinados casos, fica a critério do médico solicitar a hemoglobina glicada para complementação.

- Outro exame importante é o TSH, que é o hormônio que controla a tireoide. Recomenda-se que seja realizado, pelo menos, a cada cinco anos após os 35 anos, por ser a partir dessa idade que aumenta a tendência ao hipotireoidismo. Após os 60 anos, torna-se ainda mais importante.

- A vitamina D é essencial para a saúde dos ossos e o bom funcionamento muscular. Principalmente nos casos em que há alteração da densitometria óssea (sobre a qual citaremos abaixo).

- O hemograma avalia se há anemia, o que leva o médico a solicitar outros exames para identificar a causa.

- As proteínas, especialmente a albumina, podem identificar alterações iniciais indicativas de desnutrição, que não é incomum no idoso, inclusive por deficiência alimentar.

- A dosagem da creatinina com a estimativa da filtração glomerular fornece um bom indicador sobre o funcionamento normal dos rins, identificando precocemente alguma diminuição de função.

- Como pode haver alterações do perfil lipídico (gorduras no sangue), que aumentam a tendência a doenças cardiovasculares (DCV), o perfil lipídico poderá ser solicitado pelo médico.

- Também para avaliar o risco das DCV, alguns órgãos especializados recomendam a avaliação da proteína C reativa (PCR).

- A avaliação das enzimas do fígado (TGO, TGP, gama GT etc.) pode ser importante, especialmente nas pessoas que usam várias medicações, o que pode alterar a função desse órgão.

- O PSA é indicado aos homens com mais de 45 anos, como complemento do toque retal realizado pelo médico, para a identificação precoce do câncer de próstata.


Exames de fezes

- A pesquisa de sangue oculto poderá ser solicitada pelo médico, especialmente se houver anemia e alterações intestinais.

- Conforme a indicação do médico, o exame parasitológico de fezes poderá ser pedido.


Outros exames

- Mamografia: o exame é indicado a partir dos 35 anos, ou dos 30 em mulheres com casos de câncer de mama na família. Ele deve ser realizado a cada cinco anos até os 70 anos.

- Densitometria óssea: deve ser feito tanto por homens quanto por mulheres após os 65 anos. Para elas, deverá ser feita até antes, após a menopausa, caso haja fatores de risco para fraturas. A finalidade é detectar se há osteoporose e maior tendência a fraturas espontâneas ou de quedas, que são mais frequentes nessa faixa etária.

- Colonoscopia: é recomendada a partir dos 50 anos. Pacientes com casos de câncer na família devem repetir o exame de cinco em cinco anos; os demais devem repeti-lo a cada 10 anos. O objetivo é rastrear câncer colorretal. Um único exame de reto e da última parte do cólon (partes do intestino) em pessoas entre 55 e 64 anos permite reduzir a mortalidade por esse tipo de câncer.

- Radiografia de tórax: solicitada especialmente para quem é fumante, a fim de avaliar os pulmões. O médico consegue rastrear câncer nesses órgãos, se houver alguma imagem anormal.

- Eletrocardiograma: geralmente solicitado quando o paciente começa a se consultar com o geriatra. Assim, o médico terá exames para comparação se houver alteração no futuro.

- Exames ginecológicos: papanicolau e exame de toque devem fazer parte da lista desde a juventude, mesmo para quem não tem mais vida sexual ativa. Ele detecta precocemente o câncer de colo de útero e algumas infecções.

- Toque retal: apesar de ainda ser temido por muitos homens, esse exame detecta anomalias importantes na próstata, como câncer.

Alguns desses procedimentos poderão não ser solicitados, assim como outros, que não constem nesta lista,  poderão ser pedidos. A situação depende da história do paciente, do exame físico e da avaliação do médico, que deve ser consultado antes da realização de qualquer exame, assim como do uso de qualquer medicamento.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...