img

A importância da vacinação na prevenção de problemas na gestação

A vacinação antes da gestação pode evitar diversas doenças que fariam mal ao bebê a a gestante. Entenda quais vacinas são fundamentais e quais não podem ser tomadas no período de gestação

Não há dúvidas que uma das melhores e mais eficientes maneiras de prevenir doenças é pela imunização. Ela é tão importante que, frequentemente, motiva a promoção de campanhas de vacinação pelos governos, destinadas tanto a crianças quanto a adultos.

Segundo Marco Antônio Lourenço, especialista em medicina reprodutiva da Pró-Fértil, entre as mulheres que pretendem ter filhos ou que serão submetidas a tratamentos de combate à infertilidade, é fundamental a consciência da necessidade de estarem imunizadas contra doenças que poderão afetar o futuro de seus bebês e de suas gestações.

Ele explica que as vacinas estimulam a produção de anticorpos no organismo, que farão a defesa natural contra as infecções para as quais foram programadas. Assim, têm o poder de proteger a mulher de diversas doenças e prevenir malformações fetais e até abortos espontâneos.

O ideal é que a imunização ocorra sempre antes da gestação, uma vez que muitas vacinas não podem ser aplicadas durante a gravidez. “Neste período, a vacinação só deve ser indicada em situações de perigo em que os benefícios são superiores aos riscos. Exemplos são viagens para locais de alto risco de contaminação, profissões de risco e doenças crônicas. Nestas situações, o uso de imunoglobulinas é uma boa alternativa”, ressalta Lourenço lembrando que a oportunidade de vacinar nunca deve ser desperdiçada. “No pós-parto, quando a mulher não estiver imunizada e já deu à luz o primeiro bebê, recomenda-se que, logo em seguida ao nascimento, ainda no período chamado puerpério, a mãe receba as vacinas indicadas, uma vez que estará frequentando centros de vacinação com o seu filho e provavelmente não engravidará nos próximos meses” alerta o médico.

A vacinação aconselhada para mulheres que desejam engravidar está resumida na tabela abaixo. Recomenda-se que a imunização seja indicada para mulheres que pretendem engravidar e também para as que vão se submeter a um tratamento contra a infertilidade, antes do início do mesmo. Algumas destas vacinas são disponibilizadas pela rede pública de saúde. Outras são encontradas somente em centros de vacinação particulares.

Vacinas na gravidez

- Vacina aconselhável:

Dupla tipo adulto (dT)- pode ser substituída pela anti-tetânica isolada (TT)

- Vacinas permitidas:

Coqueluche
Toxóide tetânico ou diftérico
Tríplice bacteriana acelular
Vacina inativada contra a poliomielite (SALK ou VIP)
Influenza (gripe)
Polissacarídica
Pneumocócica 23 - Valente
Hepatite B (recombinante)
Meningite (bivalente B/C)
Febre amarela (em caso de risco)

- Vacinas proibidas:

BCG
Rubéola
Sarampo
Varicela
Caxumba
Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)
HPV
Tríplice bacteriana celular
Rotavírus
Poliomielite Oral (Sabin ou VOP)

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...