img

Cuidado: o inverno também é época de pragas

Fique atento à insetos, roedores e pombos nesta época do ano

Durante todo o ano, há um ciclo de pragas urbanas por todo o país. Esses animais aparecem mais durante o verão, mas é no inverno que acontece o período de reprodução. Por isso, nesta época, eles costumam procurar lugares seguros e escondidos para se protegerem do frio e se proliferarem. Esse fenômeno ocorre não só por conta da mudança de temperaturas, mas também pelo volume de chuvas.

Insetos e roedores são alguns dos tipos de pragas que causam problemas à saúde da população, podendo morder, picar e transmitir graves doenças, como a leptospirose, a hepatite A e a dengue, que podem ser evitadas com medidas simples de prevenção.

Os pombos e formigas também causam estragos, se não evitados. Estes insetos podem parecer inofensivos, mas têm o hábito de formar colônias e podem causar infecções e doenças por serem vetores de micróbios. "Eu posso afirmar que os pombos também têm uma crescente causa de danos para os humanos. Como eles não causam nojo e são símbolos da paz, as pessoas já têm o hábito de alimentá-los inseridos na cultura. É necessário que se mude o comportamento da população", comenta Rogério Catharino, consultor da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas.

O pombo deve, por natureza, encontrar alimentos na mata, mas se as pessoas oferecerem regularmente opções de comida, ele não precisa ir buscar fonte de energia em outros lugares. "Eles já estão acostumados com os homens, se tornando animais sinantrópicos. Ou seja, ele depende do homem para sobreviver. Essa prática, que já está enraizada na consciência das pessoas, faz com que aumente a população de pombos e, consequentemente, as doenças podem ser proliferadas mais facilmente", complementa o especialista.

A inalação das fezes secas dos pombos depositadas no chão e os piolhos desses pássaros também trazem sérios problemas. Algumas das doenças causadas por eles são: criptococose, toxoplasmose, histoplasmose, ornitose, salmonelose, psitacose e dermatites. "Uma das principais doenças é a criptococose pulmonar. O pombo contaminado por esse micro-organismo patogênico, ao defecar, pode causar danos ao ar, e se alguém inalar pode contrair a doença, que tem um aspecto grave no sistema respiratório e pode gerar outras doenças em órgãos, como o reprodutivo. Mas ainda há outras doenças atribuídas a fungos e bactérias, como a ornitose, que também prejudica o sistema respiratório e a salmonelose, que pode ser adquirida por uma contaminação alimentar por bactéria. Fora dermatites, que podem ser contraídas com o contato com as fezes da praga. Além disso, as fezes dos pombos são ácidas e podem manchar e danificar pinturas, como a do carro e a de paredes", explica o consultor.

Para ficar bem longe dessas pragas, anote as dicas:

• Limpe sempre os ralos;

• Para casas ou apartamentos no andar térreo: verifique se há infiltração vinda do solo;

• Após a inundação, lave imediatamente as áreas atingidas, evitando o contato direto com a água e a lama. Use luvas e botas, a fim de evitar doenças;

• Não coloque sacos de lixo ou entulho na rua em dias de chuva, prevenindo o entupimento de bueiros, galerias e córregos;

• Coloque grades sob as entradas do sistema de escoamento da água. Ela evitará que ratos entrem pela tubulação;

• Nunca ligue a canalização de coleta da água da chuva com o sistema de coleta de esgoto sanitário. Isso pode causar refluxo para dentro da própria casa ou da dos vizinhos;

• Se notar que a boca de lobo da rua está obstruída, comunique o fato à prefeitura;

• Em épocas de chuvas fortes ou prolongadas, insetos e roedores tendem a procurar abrigo dentro das casas. Cuidado com aranhas marrons e ratos;

• Mantenha limpo e desimpedido o caminho das águas.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...